Economia

Levantamentos por TPA cresceram 39 por cento

Nádia Dembene

Jornalista

O Banco Nacional de Angola (BNA) declarou quarta-feira ao Jornal de Angola, que, nos meses de Janeiro e Fevereiro últimos, as operações de levantamento por terminal de pagamento automático (TPA), cresceram 39 por cento face ao mesmo período de 2023, para 167.297 operações.

13/03/2024  Última atualização 09H52
Terminal de pagamento automático (TPA) © Fotografia por: DR
Numa nota enviada à nossa Redacção esclarecer sobre importância dos levantamentos por TPA, há uma semana regulados por nova norma, o BNA afirmou que, de Janeiro a Fevereiro foi registado um montante de 1.171 milhões de kwanzas, "o que se denota uma tendência evolutiva".

No cômputo do ano passado, foi registado um montante global de algo mais do que seis mil milhões  de Kwanzas em levantamentos de numerário por TPA, com um total de 429.613 operações.

O banco central explica os levantamentos por TPA pela premência da garantia de uma oferta mais alargada de serviços de pagamento que atenda as necessidades da população, face ao actual contexto de informalidade da economia.

Assim, o serviço de levantamento por TPA foi estabelecido para assegurar a disponibilização de um canal adicional de obtenção de numerário, podendo-se "considerar que o objectivo foi alcançado”, declarou o BNA na nota enviada em resposta a perguntas colocadas pela nossa Redaccção.

O objectivo do BNA é o de caminhar para a digitalização dos pagamentos, onde se destaca a recente implementação do sistema de transferência instantâneas Arranjo KWIK.

A instituição sublinhou que, após à implementação do serviço, o Banco Nacional de Angola, no âmbito das suas atribuições de superintendência do Sistema de Pagamentos de Angola, tem efectuado o acompanhamento regular e contínuo do seu funcionamento, do que resultou a revisão do Instrutivo nº 12/2021, de 14 de Setembro, substituindo pelo nº 02/2024, há uma semana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia