Política

Luanda e Asmara avaliam alargamento da cooperação

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, segunda-feira, com o cônsul-geral da Eritreia, Dessale Tecleab Berhane, o fortalecimento da cooperação entre as partes, com destaque para os domínios económico e comercial.

27/02/2024  Última atualização 09H39
Entidades projectam visitas recíprocas entre as delegações © Fotografia por: Edições Novembro

Na audiência, que decorreu à porta fechada na sede do Ministério das Relações Exteriores, as duas entidades avaliaram a possibilidade de implementar visitas recíprocas entre delegações oficiais dos dois países, para além do estabelecimento de acordos nos mais variados domínios.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, vivem em Angola mais de três mil cidadãos eritreus, dedicados na sua maioria em actividades comerciais em Luanda e no Centro-Sul do país.

O Estado da Eritreia, localizado no Corno de África, faz fronteira com o Sudão, a Etiópia e o Djibouti. As partes Nordeste e Leste da Eritreia têm um extenso litoral ao longo do Mar Vermelho, tendo na outra margem a Arábia Saudita e o Iémen. O arquipélago de Dalaque e várias das ilhas Hanish também fazem parte da Eritreia. O país tem uma área total de 117.600 quilómetros quadrados e uma população estimada em cerca de cinco milhões de habitantes.

A economia da Eritreia é largamente baseada na agricultura de subsistência, com 80% da população a trabalhar na agricultura e na pecuária. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 1999, caiu em menos de 1%, e o PIB total diminuiu 8,2% em 2000.

A Eritreia é membro da União Africana, das Nações Unidas e da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento. É igualmente observadora na Liga Árabe ao lado do Brasil, Venezuela, Índia e Turquia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política