Coronavírus

Mais de 28 mil mortos na Rússia

Mais de 28.500 pessoas morreram na Rússia em Janeiro devido a infecções provocadas pelo novo coronavírus, um número elevado mas em baixa de um terço, em relação ao mês anterior, indicou a agência de estatísticas russa (Rosstat).

07/03/2021  Última atualização 11H23
© Fotografia por: DR
Em paralelo, o presidente da câmara de Moscovo decidiu uma nova redução das medidas restritivas na capital russa, incluindo o fim do confinamento obrigatório para os maiores de 65 anos, ao considerar "que a situação relacionada com a pandemia melhorou um pouco”.
De acordo com o Instituto Rosstat, 21.511 pessoas perderam directamente a vida devido ao coronavírus. Para outras 7.169 que testaram positivo, o vírus não foi a principal causa de morte.

Estes 28.680 óbitos são comparados com os 44.435 recenseados em Dezembro, numa aplicação dos mesmos critérios pela Rosstat.
Desde o início da pandemia registam-se 190.000 mortos relacionados com a Covid-19, com a agência de estatísticas russa a indicar 162.000 óbitos em 2020.
Estas estatísticas revelam um número superior ao emitido nos balanços diários divulgados pelas autoridades, que apenas têm em conta os mortos resultantes da doença Covid-19 estabelecidos por uma autópsia, e que hoje atingiram um total de 88.285.
Num sinal da actual fase de recuperação, e numa mensagem virtual, intitulada "Um novo passo em direcção a uma vida normal”, o presidente da Câmara de Moscovo, Serguei Sobianin, anunciou o fim de novas restrições, após uma importante queda das infecções e dos internamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login