Política

Mais de 40 % de mulheres nos cargos de direcção no país

Pedro Ivo

Jornalista

O país atingiu a igualdade de género em mais de 40 por cento, com a inclusão de mulheres na vida política e na liderança em diferentes áreas da sociedade angolana, afirmou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha.

22/03/2024  Última atualização 09H26
Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha. © Fotografia por: DR
O governante fez este pronunciamento no acto de abertura da 3ª edição do Workshop sobre Mulheres, Paz e Segurança, promovido pelo Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, no Quartel  General do Comando do Exército (ex-R20).

Tal como promover a igualdade de direitos e de oportunidades, referiu Domingos Tchikanha, Angola tem promovido, também, a implementação do Plano Nacional de Acção para a Implementação da Resolução 1.325, aprovado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a 31 de Outubro de 2000, que versa sobre a importância da participação das mulheres e da inclusão na perspectiva do género nas negociações de paz, planos humanitários, operações de manutenção pacífica, governação e construção da paz no pós-conflito.

Domingos Tchikanha enfatizou que o Executivo está comprometido com as acções e programas para a integração e igualdade de género.

"Nos dias de hoje, a mulher desempenha cada vez mais papel importante para o novo paradigma. Elas deixaram de cuidar apenas dos maridos, filhos e dos lares, para contribuírem no processo de consolidação da democracia e na agenda de resolução de conflitos no mundo", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política