Regiões

Mais de 600 animais mortos devido à peste

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

Pelo menos 670 suínos pertencentes a duas pocilgas morreram, nos últimos seis dias, no município da Humpata, província da Huíla, afectadas pela peste suína africana.

24/02/2024  Última atualização 14H05
Última peste na Humpata aconteceu em Abril e Maio de 2019 © Fotografia por: DR
A peste suína africana começou a ser registada no município na semana passada e os primeiros casos foram notificados numa fazenda agropecuária da localidade de Tchangalala, situada a cerca de quatro quilómetros da sede municipal da Humpata, onde, até agora, já morreram mais de 560 suínos.

Na última terça-feira, uma outra propriedade de criação da localidade de Onkuluvala também foi atingida pela peste, tendo-se registado, em dois dias, a morte de 110 animais, o que fez elevar os alertas sobre a gravidade da doença, considerada altamente contagiosa.

Segundo o chefe do Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária, José Chicomo, a peste suína africana foi confirmada pelos resultados das análises feitas localmente e outras no Laboratório Central de Veterinária de Windhoek, na República da Namíbia.

José Chicomo disse que os Serviços de Veterinária da província impuseram já algumas medidas sanitárias para conter a propagação da doença, como o abate e incineração de todos os suínos das propriedades afectadas e desinfestação dos espaços.

Outra medida tomada é a proibição da comercialização de carne suína e seus derivados, bem como a interdição de entrada e saída de animais da referida espécie, por um período de noventa dias.

A peste suína africana, que volta a assolar o município quase cinco anos depois, é tida como uma doença altamente contagiosa.

A carne do animal doente, explicou, não deve ser consumida.

O Jornal de Angola apurou que, até ao momento, já foram queimados, no município da Humpata, a 22 quilómetros a Leste da cidade do Lubango, 700 suínos.

A última peste naquele município aconteceu em Abril e Maio de 2019, tendo na altura dizimado mais de 1.200 animais, na sua maioria, de empreendedores que haviam recebido financiamento para o fomento da suinicultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões