Sociedade

Malianos presos por furto de 35 milhões de kwanzas

Três indivíduos, de nacionalidades maliana, foram detidos , recentemente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Malanje, por furto de 35 milhões de kwanzas de uma empresa, através do recurso à tecnologia informática.

19/03/2021  Última atualização 17H00
Malianos retiraram milhões de kwanzas de uma empresa © Fotografia por: DR
O porta-voz do SIC Geral, superintendente  Manuel Halaiwa, fez saber que os três indivíduos são integrantes de uma associação criminosa que se dedicavam ao furto de valores monetários, recorrendo a movimentos fraudulentos, através do serviço de Internet Banking, tendo retirado da conta da empresa Elisa Campos, o valor em referência.

De acordo com Manuel Halaiwa, o gerente da empresa Elisa Campo, queixou-se que no dia 17 de Outubro de 2020, recebeu uma mensagem de texto de um terminal telefónico com o seguinte teor:  "BFA NET- existe actualizações na sua conta, evite bloqueios, actualize agora”.

Diante da mensagem recebida, disse o porta-voz do SIC, o gerente da empresa optou por responder, e presumivelmente em função da resposta,  os três implicados subtraíram os 35 milhões que estava depositado num banco comercial, em Malanje. Os valores, disse, era destinado à aquisição de alguns materiais de construção civil, visando à execução de obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província de Malanje.

Segundo o porta-voz do SIC, diligências feitas por efectivos do Departamento de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais resultaram na detenção, no dia 5 deste mês, dos três suspeitos, bem como na recuperação de pelo menos 25 milhões de kwanzas.
Os três indivíduos foram apresentados ao Ministério Público, que legalizou já as detenções, informou Manuel Halaiwa.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade