Mundo

Migrantes africanos removidos das ruas de Paris antes de 100 dias para as Olimpíadas

JA Online

A polícia francesa removeu na quarta-feira dezenas de migrantes, incluindo famílias com crianças pequenas, do pátio da Câmara Municipal de Paris, enquanto a capital se preparava para assinalar 100 dias até ao início dos Jogos Olímpicos.

04/04/2024  Última atualização 15H15
© Fotografia por: DR

De acordo com o Africanews, a polícia chegou de madrugada para retirar cerca de 50 pessoas, a maioria mulheres e crianças de 3 a 10 anos, que estavam amontoadas em carrinhos, debaixo de cobertores ou cobertas com lençóis plásticos para se protegerem da chuva.

Os migrantes empacotaram os seus pertences e embarcaram num autocarro para um alojamento governamental temporário na cidade de Besançon, no leste de França.

Os trabalhadores humanitários expressaram preocupação com o facto de a medida de quarta-feira ser o início de um esforço mais amplo das autoridades parisienses para retirar os migrantes e outras pessoas que dormem na rua na capital antes dos Jogos Olímpicos, sem fornecer opções de habitação a longo prazo.

Os organizadores das Olimpíadas disseram que estão a trabalhar com grupos de ajuda para encontrar soluções.

Muitas das famílias são de países africanos de língua francesa, incluindo Burkina Faso, Guiné, Costa do Marfim e Senegal.

Grupos de ajuda humanitária, como o Utopia 56, distribuíram alimentos, cobertores e fraldas e ajudaram alguns deles a encontrar alojamento temporário por uma ou duas noites.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo