Sociedade

Ministro destaca os desafios da empresa Angola Telecom

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, afirmou, terça-feira, em Luanda, que a Angola Telecom tem desafios muito importantes na cobertura dos serviços de comunicação electrónica e no aumento da literacia digital em Angola.

27/03/2024  Última atualização 09H00
Mário Oliveira considerou que a empresa joga papel preponderante na modernização do país © Fotografia por: DR

O governante fez esta afirmação na cerimónia de tomada de posse do novo Conselho de Administração da Angola Telecom, que tem como presidente Adilson Miguel dos Santos.

Mário Oliveira sublinhou que a empresa joga um papel preponderante na modernização do Estado angolano e das suas instituições, servindo de base para o fornecimento de serviços às indústrias e academias.

Quanto à responsabilidade da Angola Telecom, enfatizou ser transversal para todos os subsectores da economia nacional, uma vez que passa pelo fornecimento de serviços de suporte à economia, nomeadamente à indústria e à academia, que são pilares importantes para o desenvolvimento do país.

"Um país sem uma academia robusta é um país que não se desenvolve e uma academia que não tiver um suporte de telecomunicações robusto também é uma academia que não poderá estar ao serviço do país”, disse o ministro, citado pela Angop.

Mário Oliveira disse estar em execução um conjunto de projectos que vão alavancar os serviços da instituição, no sentido de expandi-los em todo o país.

Para o ministro, a expansão em todo o território nacional é um dos propósitos, já que as infra-estruturas e os serviços da Angola Telecom deverão chegar a todos os pontos do país, bem como aos operadores.

Mário Oliveira saudou o capital humano da Angola Telecom, a quem desafiou a colocar a instituição no contexto das empresas nacionais, regionais e africanas.

Expansão dos serviços a todo o território nacional

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Angola Telecom apontou como prioridade a melhoria do indicador corporativo, reestruturação da empresa e a promoção da aceleração digital, com a ascensão da banda larga, assim como a melhoria das condições sociais do capital humano.

Quanto à expansão dos serviços para todo o território nacional, Adilson dos Santos avançou que os trabalhos poderão começar este ano, com uma duração de dois anos. O objectivo, disse, é melhorar as infra-estruturas existentes e estender mais de dois mil quilómetros de fibra óptica, com uma capacidade de banda larga duas vezes superior da actual.

"Temos de continuar a ser o braço tecnológico das infra-estruturas do país e promover a banda larga, uma vez que com esta haverá mais acesso à informação”, adiantou.

O PCA da Angola Telecom disse já haver mercado para a empresa a nível regional, tendo citado países como a República Democrática do Congo, Namíbia e Zâmbia.

Para além de Adilson Miguel dos Santos, foram empossados os administradores António Mascarenhas, Yuri da Silva, Roque Dinis e Inocência dos Santos.

A Angola Telecom é uma empresa pública de telecomunicações e multimédia de Angola. Foi fundada em 1992, na sequência da fusão das empresas Nacional de Telecomunicações (ENATEL) e Pública de Telecomunicações (EPTEL).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade