Política

Ministro garante modernização do sector para comunicar melhor

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, defendeu sábado, na cidade do Huambo, a modernização das empresas do sector, para que de forma sincronizada possam comunicar bem e em tempo oportuno levar aos cidadãos informações credíveis.

10/03/2024  Última atualização 07H29
Mário Oliveira diz que encontro do Huambo foi um bom exercício porque deu para partilhar experiências entre instituições © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Mário Oliveira fez estes pronunciamentos durante a cerimónia de encerramento do II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que decorreu, sexta e sábado, no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) do Huambo, sob o lema "Conectar e comunicar para a cidadania”.

O titular da pasta revelou que o encontro alargado teve compromissos firmes e uma participação massiva dos parceiros sociais, nomeadamente do Sindicato dos Jornalistas, da ERCA, do Fórum da Mulher Jornalista e das empresas privadas que constituem o ecossistema das telecomunicações e comunicação no país.

O ministro Mário Oliveira manifestou que esta presença massiva demonstra que o sector está coeso e comprometido em levar avante os projectos de modernização no quadro da migração digital.

O ministro reconheceu que o encontro do Huambo foi um bom exercício, porque deu para partilhar um conjunto de experiências entre as instituições, quer do sector público, quer do empresarial privado.

Mário Oliveira ressaltou que o ramo das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social desempenha um papel relevante na modernização da economia angolana, contribuindo directa e indirectamente para o crescimento dos indicadores económicos do país, atendendo o seu papel como motor da sociedade de informação.

O governante reafirmou que, nos dias de hoje, o digital ocupou a vida das pessoas, das empresas e da sociedade em geral, pelo que os institutos públicos e empresas do sector devem assegurar a formação contínua dos quadros e  adaptar, com mestria, a sua actividade, tendo em atenção as novas tecnologias.Quanto à área das tecnologias, o ministro Mário Oliveira fez saber que o país tem mais de 30 mil quilómetros de cabo de fibra óptica e aterram na costa angolana quatro cabos submarinos internacionais, que estão a garantir o suporte do crescimento da qualidade quer da telefonia móvel, quer dos serviços de apoio à Internet.

Mário Oliveira revelou, por outro lado, que a Meteorologia tem hoje condições não só de fazer a previsão do tempo, como também de antevisão de outros fenómenos, o que permite, por exemplo, dar aos sectores da Agricultura e da Aviação ferramentas para uma produção e navegação seguras.

O responsável anunciou que, no  mês de Junho, a capital angolana vai acolher na 4ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC 2024), evento que já é uma imagem de marca do país e que pertence a toda a família das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Por conta disso, o governante apelou a todos no sentido de abraçarem o Angotic 2024, para que o sector possa continuar a ser uma locomotiva para o desenvolvimento do país.

Anunciou, por outro lado, que a partir da primeira semana do mês de Abril, o país vai acolher a I Conferência Internacional sobre o Programa Espacial Africano, no âmbito da Agência Espacial de África , virada à gestão de satélites.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política