Mundo

Moçambique regista queda na actividade empresarial

O índice PMI de actividade empresarial em Moçambique desceu em Março para terreno negativo, pela quarta vez em cinco meses”, segundo revelou, sábado, o Standard Bank, que conduz o inquérito divulgado pela Lusa.

14/04/2024  Última atualização 12H24
© Fotografia por: DR

"Isto deveu-se a uma quebra nos inventários das empresas e aos prazos de entrega mais curtos, o que anulou as expansões nas novas encomendas e no emprego", lê-se no estudo.

Este índice tinha subido em Fevereiro (50,7 pontos), pela primeira vez em cinco meses, registando então o maior crescimento desde Julho de 2023, mas voltou, em Março, a terreno negativo (49,7 pontos). No estudo aponta-se, ainda assim, para "níveis estáveis de actividade empresarial em Março", depois de Fevereiro "ter assistido à primeira recuperação mensal desde Outubro de 2023".

"O declínio no crescimento de novos negócios fez com que as empresas deixassem os seus volumes de produção inalterados, e registassem um menor grau de confiança em relação à previsão para o próximo ano", acrescenta-se. Contudo, as empresas "continuaram a aumentar os seus níveis de emprego e a actividade de aquisição em Março", e as expansões "ajudaram as empresas a reduzir o seu trabalho pendente, após um aumento em fevereiro".

"Os preços dos meios de produção subiram pelo segundo mês consecutivo, mas a taxa de inflação permaneceu fraca. Os preços de venda continuaram a aumentar a um ritmo ligeiro", aponta-se ainda. Indicadores do PMI acima de 50,0 pontos apontam para uma melhoria nas condições das empresas em relação ao mês anterior, ao passo que indicadores abaixo desse valor mostram uma deterioração. Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique, comentou que a "produção permaneceu inalterada em Março, mas os níveis de stock das empresas caíram, o que aponta para uma fraca procura agregada, mas também para constrangimentos do lado da oferta".

"O PMI de Março sinaliza uma fraca actividade económica no final do primeiro trimestre deste ano, com contracções nos sectores da manufatura e do comércio, mas com a agricultura e os serviços em geral a crescerem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo