Cultura

Mulheres abordam em poesia vários problemas da sociedade

Maria Hengo

Jornalista

Mulheres de diferentes estratos sociais juntaram-se, ontem, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, para declamar poesia de intervenção social. Para o primeiro momento da 7ª edição do recital de poesia “Rosas e Delícias”, o palco recebeu a poetisa Catarina dos Santos “Mãe dos Setinhos”. O seu momento foi quando recitou o poema “Mulher” satirizando vários acontecimentos socioculturais, o que a mereceu vários aplausos.

28/03/2024  Última atualização 12H20
Escritora Marta Santos (à direita) a interagir com o público © Fotografia por: LUÍS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Para tornar a noite mais especial, a guitarrista Keila Negro juntou-se ao palco para acompanhar a poetisa e escritora Marta Santos, que deixou o público maravilhado ao declamar "Mulher é Março”.

No compasso, a escritora Carla Alves, reforçou com a sua performance as várias dificuldades que a mulher angolana enfrenta em diversas áreas da sociedade e apelou às mulheres para continuarem a superar-se. De acordo com a escritora, devido ao machismo e opressões de género, muitas coisas ainda continuam a ser mal interpretadas, o que impossibilita às próprias mulheres de terem outro destaque e afirmação nas artes como um espaço de direito.

A mulher na arte, disse, deve continuar os incentivos por terem potencial e serem capazes de ocupar as mesmas funções e desempenhar as mesmas actividades que os homens. "Ainda existe um caminho longo a percorrer no exercício das actividades artísticas. Por isso, a mulher deve continuar a trabalhar para conquistar um lugar sólido em benefício das artes, no geral, em particular na literatura.

O palco do "Rosas e Delícias” também recebeu a pequena poetisa Wendy, que encantou o público ao falar sobre o empoderamento feminino. Reforçou que as mulheres devem ajudar-se umas às outras, independentemente, das diferenças sociais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura