Desporto

Nacionais de andebol arrancam hoje no Multiusos do Kilamba

A 42ª edição dos Campeonatos Nacionais seniores masculino e feminino de andebol disputa-se de hoje, até 9 de Maio, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com a participação de 18 equipas.

27/04/2021  Última atualização 13H00
© Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
A prova é organizada de forma conjunta entre a Federação Angolana (FAAND) e a Associação de Luanda (APAL). Seis províncias conferem carácter nacional a maior prova do calendário de competições do órgão reitor. Na primeira fase, serão disputadas um total de 48 partidas. 
Desportivo da Banca, 1º de Agosto "A” e "B”, Petro de Luanda, Interclube "A” e "B”, Escolinha São João (Huambo), Desportivo da Lunda-Sul, Atlético do Namibe e Organizações Joyce (Cabinda) são os emblemas masculinos. Comparativamente à edição de 2019, falha o certame o extinto Desportivo da Marinha. Repartidas em duas séries, após a fase de grupos as oito melhores equipas jogam os quartos-de- final. O Interclube "A” encabeça a Série A, ao lado do Petro de Luanda, Organizações Joyce (Cabinda), Desportivo da Luanda Sul e 1º de Agosto "B”. 

A primeira jornada reserva os desafios: Inter "A”- Organizações Joyce e Desportivo da Lunda Sul - 1º de Agosto "B”. O Petro folga por imperativo de calendário. Na Série "B” estão perfiladas as formações do 1º de Agosto "A”, Desportivo da Banca, Atlético do Namibe, Escolinha São João (Huambo) e Interclube "B”. 1º de Agosto "A”- Atlético do Namibe e Escolinha São João - Interclube "B” são os jogos agendados para hoje, enquanto a Banca cumpre folga. Em 2019, o Interclube sagrou-se campeão ao derrotar, por 21-20, o 1º de Agosto. Polícias e militares são crónicos candidatos à conquista do título. 

Progresso Sambizanga, Academia, 1º de Agosto, Petro de Luanda, Desportivo do Maculusso, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Electro do Lobito e 1º de Maio de Benguela são as equipas femininas. Asa e Desportivo da Marinha falham a prova.  A primeira ronda reserva os encontros: Academia - Electro do Lobito, Maculusso -  Petro de Luanda, 1º de Agosto - 1º de Maio e Progresso Sambizanga - Casa do Pessoal do Porto do Lobito. Electro do Lobito - Progresso Sambizanga, Petro de Luanda - Academia, 1º de Maio - Maculusso e Casa do Pessoal do Porto do Lobito - 1º de Agosto são as partidas da segunda jornada. 

O 1º de Agosto é o detentor do título mercê do triunfo por 20-13, diante do Petro de Luanda. As eternas rivais cobiçam o mesmo objectivo: a conquista da taça.   A apresentação de testes negativos da Covid-19, a par do pagamento da taxa de participação, no valor de 200 mil kwanzas, são as exigências feitas aos clubes pela Federação, cuja abordagem foi feita ontem na reunião técnica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto