Política

Novo Aeroporto no Zaire fica concluído dentro de um ano

Paulo Caculo

Jornalista

O novo Aeroporto de Mbanza Kongo, na província do Zaire, fica concluído em 2025, garantiu ontem, em Luanda, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu.

08/03/2024  Última atualização 10H50
Ministro Ricardo D`Abreu em Declarações à imprensa © Fotografia por: Edições Novembro | joão gomes

Em declarações aos jornalistas, à saída da 2ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o ministro informou que, neste momento, os níveis de execução da obra do novo aeroporto estão na ordem dos 32 por cento.

"A previsão de conclusão da obra é para 2025, ano em que pretendemos inaugurá-la, já certificada para ligações domésticas e internacionais”, assegurou Ricardo Viegas d’Abreu.

Apesar da reunião com a Vice-Presidente da República tratar sobre o património cultural, o ministro dos Transportes esclareceu que aproveitou a ocasião para fazer "o ponto de situação” do Aeroporto de Mbanza Kongo, que considerou fundamental para garantir o cumprimento das obrigações junto da UNESCO.

O aeroporto, acrescentou o ministro, representa uma infra-estrutura importante de acesso à cidade de Mbanza Kongo, enquanto Património Mundial da Humanidade.

"Reportámos o estado de execução física e financeira do projecto, e de todo o potencial que o aeroporto irá criar para a conectividade com a província”, explicou.

A atraccão de turistas para o Zaire e à cidade de Mbanza Kongo, afirmou o ministro, carece de uma ligação ou de uma infra-estrutura com capacidade, justificando, por isso, a importância da construção do aeroporto, com previsões para receber 250 mil passageiros por ano.

Ricardo Viegas d’Abreu referiu que para dar suporte à construção será necessário dinamizar todo o conjunto de infra-estruturas complementares, para ter a província do Zaire e a cidade de Mbanza Kongo como um "ponto de destino turístico” para o país, "basicamente no ramo cultural”.

Plano Director

O ministro dos Transportes anunciou, ainda, estar em curso um trabalho conjunto com o Governo Provincial do Zaire no sentido de garantir o Plano Director da área circundante ao aeroporto de Mbanza Kongo.

Este trabalho, prosseguiu Ricardo Viegas d’Abreu, visa permitir que se encontrem mecanismos de ordenamento, evitando os vícios ou os problemas de vandalização, "que muitas vezes acontecem nos nossos aeroportos”, realçando o facto de se ter a população muito próxima das barreiras de vedação dos aeroportos.

"Pretendemos que isso não ocorra nesta infra-estrutura. Estamos a trabalhar com o Governo Provincial, para garantir que tenhamos um Plano Director e um conjunto de iniciativas para a proteccão desta infra-estrutura, importante para a província do Zaire e para o país”, sustentou.

Orçamento

Instado a avaliar o grau de execução financeira das obras do novo Aeroporto de Mbanza Kongo, orçado em mais de 80 mil milhões de euros, Ricardo Viegas d’Abreu esclareceu estar em curso um diálogo com o Ministério das Finanças, no sentido de garantir a regularização de facturas emitidas pelo empreiteiro e o fiscal.

"Temos a garantia de que vamos conseguir regularizar estas facturas e, também, normalizar aquelas que possam ser emitidas na sequência dos trabalhos a realizar”, esclareceu, para em seguida sustentar que a normalização dos pagamentos serão determinantes para garantir a inauguração do aeroporto em 2025.

Desenvolvimento da região

O ministro dos Transportes está convencido que o novo Aeroporto de Mbanza Kongo, localizado a 35 quilómetros da cidade, vai contribuir para dinamizar a cidade e aquela região do país.

Ricardo Viegas d’Abreu justificou o optimismo afirmando que existem, também, outras importantes infra-estruturas a serem erguidas na província, que proporcionam desenvolvimento, tendo citado, a título de exemplo, o Hospital Central e a Centralidade, a serem construídos muito próximo da cidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política