Política

Novo embaixador de Angola em Singapura apresenta Cartas Credenciais

O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola, em Singapura, Daniel António Rosa, apresentou hoje (30), as Cartas Credenciais que o acreditam nesta qualidade à Halimah Binti Yacob, Presidente da República de Singapura.

30/03/2021  Última atualização 17H40
Cerimónia, realizada no Palácio de Istana, teve a participação do Chefe do Protocolo Interino do Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país asiático © Fotografia por: DR

A cerimónia, realizada no Palácio de Istana, teve a participação do Chefe do Protocolo Interino do Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país asiático, Chia Wei Wen, a quem antes entregou as Cartas Figuradas.

No acto estiveram igualmente presentes, o Chefe do Cerimonial da Presidência da República, entre outros membros do Gabinete Presidencial e da Missão Diplomática. O novo chefe da Missão Diplomática de Angola em Singapura foi nomeado em Outubro do ano passado, pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

 Na audiência que lhe foi concedida por Halimah Binti Yacob, o diplomata fez referência à necessidade do reforço da cooperação entre Angola e Singapura, fundamentalmente nos domínios económico, comercial, empresarial, entre outros.  

Durante o encontro, Daniel António Rosa, forneceu informações sobre as reformas político-diplomáticas, económicas e sociais em curso em Angola, onde apontou o investimento nas pequenas e médias empresas como sector que pode ser aproveitado pela Singapura, para além de sectores como petróleos, agricultura e pescas, pecuária, indústria, transportes, telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social, construção, turismo, indústria mineira, entre muitas outras áreas, no âmbito da diversificação da economia nacional.

O embaixador referiu também que a principal bandeira da actual governação tem sido o combate à corrupção, desafio para o qual Angola conta também com a experiência de Singapura, tendo em conta o seu rico histórico nesse domínio. "A Singapura é uma grande potência económica na Ásia, faz parte dos "Quatro Tigres Asiáticos”, e é um importante centro financeiro mundial, por isso, pode passar ao país as suas experiências e os seus conhecimentos”, afirmou o dirigente.

 

No que toca à cooperação económica e comercial, avançou que uma das prioridades do seu consulado é fazer com que as empresas singapurenses se interessem em investir e fazer negócios no mercado angolano, no quadro da (diplomacia económica), área para a qual estarão essencialmente viradas as acções da Embaixada em Singapura.

 

Questionado pela Presidente da República sobre outras prioridades do seu consulado, o embaixador falou da necessidade de revitalização das negociações, com vista a assinatura para breve, de importantes instrumentos jurídicos de cooperação, especialmente o Memorando de Entendimento entre a República de Angola (representada pela AIPEX) e a Singapore Corporation/Business Enterprise, documento impulsionador e dinamizador do reforço das relações empresariais, entre outros.

 

 Palavras de Halimah Binti Yacob

Por sua vez, a Chefe de Estado singapurense manifestou total abertura do seu país em trabalhar com as autoridades angolanas no reforço das relações bilaterais entre os dois países nos vários domínios, sobretudo na troca de experiência em matérias de combate à corrupção, tendo na ocasião aplaudido os esforços do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, virados ao combate à corrupção por forma a evitar a fuga de capitais necessários para o desenvolvimento do país.

 

De acordo com o novo mapa de cobertura diplomática regional recentemente aprovado pelo Chefe de Estado angolano, que visa reduzir os custos com as Embaixadas, mas mantendo a presença do país em vários pontos do mundo, a representação diplomática de Angola em Singapura terá sob sua jurisdição um total de 16 países da Ásia e Oceania.

Daniel António Rosa foi embaixador de Angola na República da Guiné Bissau e nas Repúblicas do Senegal e Gâmbia (estes últimos como não-residente), decano do corpo diplomático e representante permanente de Angola na Comunidade de Países de Língua Portuguesa,  e rende nas actuais funções o também diplomata, Fidelino Loy de Jesus Figueiredo.

 

Além disso, Daniel Rosa, é embaixador de carreira,  licenciado em Ciências Políticas pela Escola Superior do Partido Comunista de Cuba, "Nico López, Havana, República de Cuba,  especializou-se em Ciências Políticas Internacionais pela Academia Diplomática Internacional de Paris, e concluiu o curso em estratégia diplomática no Centro de Estudos Diplomáticos e Estratégicos de Paris-França, entre outras formações académicas.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política