Mundo

Ondo Angue denuncia uma tentativa de rapto

Um antigo presidente do Supremo Tribunal da Guiné Equatorial, exilado em França, Juan Carlos Ondo Angue, apresentou uma queixa civil por tentativa de rapto, ameaças de morte e chantagem, disse, ontem, o seu advogado, sem comentar os crimes de que o seu cliente é acusado.

05/04/2024  Última atualização 07H40
Activista Juan Carlos Ondo Angue está exilado em França © Fotografia por: DR
As autoridades de Malabo acusam  Ondo Angue de "confessar ser o líder de um plano de desestabilização da Guiné Equatorial. O Ministério Público "emitiu um mandado de captura internacional", no início de Março, contra Angue, acusando-o de fomentar um golpe de Estado e de "crimes de corrupção no domínio jurisdicional, suborno, tráfico de influências, abuso de poder, burla do erário, enriquecimento ilícito e branqueamento de capitais”.

No entanto, o antigo magistrado, actualmente presidente da Plataforma Cidadã Nexos GE, que luta pelo respeito dos direitos humanos, foi "destituído do cargo em 2018 devido a  uma suposta oposição ao Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo", segundo a AFP.

No exílio desde 2020, Ondo Angue reparte a sua vida entre França e Espanha, depois de ter fugido a uma tentativa de detenção na sua casa, na capital equato-guineense, Malabo, por militares que o procuravam na altura, no âmbito de uma investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado, em Dezembro de 2017. Dominique Inchauspé fundamenta as suas acusações de tentativa de rapto em "convites repetidos" dos "serviços externos para regressar a Malabo.

Estas práticas destinavam-se a "detê-lo arbitrariamente", argumenta o advogado na sua queixa, e já foram utilizadas contra outros opositores políticos, levando, na sua opinião, à sua "prisão” e "tortura”. No início de Janeiro, o Governo da Guiné Equatorial recuperou vídeos íntimos de Juan Carlos Ondo Angue e de uma jovem, e foram difundidos no portal oficial do Governo e na televisão estatal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo