Política

“Operação Baixa de Preços” detecta 80 infracções

A Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar (ANIESA) realizou na semana de 14 a 19 de Maio, no âmbito da "Operação Baixa de Preços", 60 visitas a estabelecimentos comerciais do município de Cacuaco, em Luanda, tendo sido constatadas 80 infracções, das quais 45 resultaram em notificações.

26/05/2021  Última atualização 09H55
© Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
De acordo com uma nota de imprensa, as notificações  resultaram da falta de estrutura de cálculos de preços, factura de aquisição e processo de importação. Em função disso, aponta a nota, foram registados 10 casos confirmados de especulação e 20 com fortes indícios de especulação.  Os casos de especulação foram encaminhados para os Serviços de Investigação Criminal (SIC) para o devido tratamento. O SIC recebeu ainda casos ligados à falsificação de documentos, violação fiscal, expatriamento ilícito e branqueamento de capitais. As actividades inspectivas durante a semana finda, resultaram na baixa de preços com uma variação de 400 a 1.000 kwanzas. 

Dos produtos que viram os preços baixar está a fuba de milho (integrada) de 25 quilos, que custa agora 13.700 contra 14.200 kwanzas. O feijão (Tio Lucas 10 kg) que antes era vendido a 11 mil baixou para 10 mil kwanzas. A farinha de trigo (Primeira 50 kg) é comercializada ao preço de 24.500 contra os anteriores 24.900 kwanzas, enquanto o açúcar (Terios 50 kg) baixou para  26 mil, registando uma redução de  500 kwanzas. 

"A ANIESA solicita a máxima colaboração dos consumidores na denúncia de casos de subida de preços sem justificação plausível", refere a nota. Os comerciantes que estiverem à margem da lei são aconselhados a baixarem os preços dos produtos da cesta bá-sica, sob pena de lhes ser instaurado processos-crime de especulação pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) e administrativos, cujas multas podem chegar entre  um milhão e 500 mil kwanzas. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política