Sociedade

País obedece critérios estabelecidos pela OMM

Manuela Gomes

Jornalista

O director do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), garantiu, segunda-feira, em Luanda, que o país obedece os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM), no que toca aos serviços climáticos, com a instalação de servidores modernos.

26/03/2024  Última atualização 07H43
Director do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

João Afonso, que falava, ao Jornal de Angola, em alusão ao II Seminário Nacional sobre Serviços Climáticos do ClimSA da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), deu a conhecer que Angola é o ponto focal do projecto ClimSA da SADC, na sequência de um seminário realizado com os Estados Membros, em 21 de Setembro de 2021.

Em 2023, acrescentou, o país deu início à implementação das actividades do ClimSA, em colaboração com o INAMET.

No II Seminário Nacional sobre Serviços Climáticos do ClimSA da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que decorrerá até quinta-feira, peritos em meteorologia da SADC vão analisar os esforços dos Estados Membros que visam à adaptação às alterações climáticas, sua variabilidade, bem como serviços de previsão e informação climáticas de base científica, para os processos de planeamento nacionais e regionais. O seminário visa proporcionar aos participantes maior compreensão das suas necessidades em termos de serviços climáticos, utilização de dados, fontes de dados climáticos e modalidades de interacção entre utilizadores e produtores nacionais de serviços climáticos.

A introdução dos processos e procedimentos do Fórum Nacional de Previsão Climática (NCOF), através do reforço das capacidades do INAMET em matéria de preparação e facilitação de um NCOF, usando a previsão sazonal produzida pelo 28º Fórum de Previsão Climática da África Austral (SARCOF-28) para Angola são outros objectivos do evento.

O II seminário Nacional sobre Serviços Climáticos do ClimSA da SADC é uma realização do INAMET e conta com o apoio e participação da Organização Mundial da Meteorologia. No seminário serão, ainda, reflectidas as actividades do projecto ClimSA no país ponto focal regional, pelo Centro de Serviços Climáticos da SADC e parceiros, como o Centro Comum de Investigação, Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos e o Secretariado da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico.

Angola está representada pelo INAMET, entidade tutelada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). O seminário será conduzido nas línguas inglesa e portuguesa, promovendo uma comunicação eficaz e compreensão entre o secretariado e a equipa técnica do ClimSA da SADC, INAMET e os utilizadores dos serviços climáticos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade