Mundo

Paquistão: Shehbaz Sharif é eleito primeiro ministro

Shehbaz Sharif foi, neste domingo, eleito Primeiro-Ministro do Paquistão pela Assembleia Nacional após as últimas eleições legislativas, cujo resultado foi contestado pelos apoiantes do principal rival, Imran Khan.

04/03/2024  Última atualização 10H45
© Fotografia por: DR

Chefe do Governo, de Abril de 2022 a Agosto de 2023, Shehbaz Sharif, de 72 anos, foi eleito com 201 votos contra 92 de Omar Ayub Khan, o candidato apoiado pelo ex-Primeiro-Ministro Imran Khan, três semanas depois das eleições de 8 de Fevereiro, manchadas por fortes suspeita de fraude.

Preso desde Agosto e condenado a penas pesadas, Imran Khan afirma que a votação foi uma "fraude descarada” apoiada pelo poderoso Exército, para impedir o regresso do seu partido ao poder.

Para regressar ao poder, Shehbaz Sharif e o seu partido, a Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), tiveram de concluir um acordo de coligação com o rival histórico, o Partido Popular do Paquistão (PPP) de Bilawal Bhutto Zardari, e vários outros pequenos partidos.

Em troca, o ex-Presidente Asif Ali Zardari (2008-2013), marido da ex-Primeira-Ministra assassinada, Benazir Bhutto, e pai de Bilawal Zardari, foi nomeado pelo PPP como candidato presidencial conjunto.

A sessão parlamentar de ontem foi tempestuosa e marcada por trocas de injúrias com apoiantes do muito popular Imran Khan, que precedeu Shehbaz Sharif como Primeiro-Ministro entre 2018 e 2022, antes de ser deposto por uma moção de censura.

Irmão mais novo de Nawaz Sharif, que foi Primeiro-Ministro três vezes, Shehbaz Sharif deve tomar posse na segunda-feira para um mandato de cinco anos.

No entanto, nenhum Primeiro-Ministro do Paquistão completou uma legislatura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo