Cultura

Partitura de “Humbi Humbi”no Museu Regional da Huíla

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

O Acervo Etnográfico do Museu Regional da Huíla, no Lubango, conta desde terça-feira, com a primeira partitura da canção popular “Humbi Humbi”, doada por iniciativa do Duo “CF e CB”.

11/04/2024  Última atualização 11H15
Os integrantes da dupla, Carlos Fernandes e Ângelo Bié, entregaram oficialmente a moldura a directora do Museu da Huíla © Fotografia por: Domingos Mucuta| edições novembro

Os integrantes da dupla, Carlos Fernandes e Ângelo Bié, entregaram oficialmente a directora do Museu da Huíla, a moldura que contém a representação escrita da música folclórica, na versão cantada pelo conceituado músico Filipe Mukenga.

Carlos Fernandes, com seis anos de experiência musical, sublinhou que a oferta da moldura com a deposição gráfica de "Humbi Humbi” tem como objectivo contribuir para a promoção da música nacional e criar uma memória colectiva dos ritmos locais.

Por sua vez, Ângelo Bié, afirmou que a criação e entrega da partitura da música representa "um salto cultural na valorização e preservação do património imaterial angolano”. Ângelo Bié observou que raramente as músicas nacionais são transcritas para o acesso público. "É um ganho cultural, porque dá a possibilidade para as pessoas terem contacto directo com o sistema de escrita padronizada mundialmente.”

O músico e instrumentista garantiu ser um registo importante para a história da música angolana. " Os apreciadores têm agora a oportunidade de aceder ao registo desta música no museu e poder servir como fonte de pesquisa para os estudantes e historiadores.”

Ângelo Bié detalhou que a elaboração da partitura levou uma semana. Acrescentou que foram feitas pesquisas por existir várias versões do tema "Humbi Humbi”, cancioneiro nacional, cantadas por músicos consagrados e autóctones da região.

A directora do Museu Regional da Huíla, Angelina Sacalumbo, considerou a oferta um "grande passo” para os objectivos da preservação do património material e imaterial, sendo a música uma parte do rico acervo cultural angolano.

Angelina Sacalumbo colocou a moldura da partitura de "Humbi Humbi”, numa das paredes da sala de instrumentos musicais a título permanente.  "É uma valia, porque há muito tempo que desejávamos ter na nossa sala alguma peça que representasse, devidamente a música popular angolana, sobretudo que represente a cultura local.”

O Duo, integrado pelo empresário Carlos Fernandes "CF” e o professor de música e ilustrador, Ângelo Bié "AB”, foi criado a 30 de Novembro de 2022, com o propósito de divulgar a música angolana e promover o turismo cultural por meio do incentivo e a participação dos cidadãos na instrumentação, canto e criação de letras musicais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura