Desporto

Petro joga pressionado diante do CD Lunda-Sul

Betumeleano Ferrão

O Girabola entra, esta tarde, em estado de ebulição competitiva com dois jogos de acerto de calendário, aguardados com enorme interesse, em função da posição das equipas envolvidas e os objectivos na competição.

07/03/2024  Última atualização 11H10
Campeão nacional precisa de pontos para manter a pressão ao líder © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O Petro de Luanda - Desportivo da Lunda-Sul, às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, referente à sétima jornada, um duelo entre o líder e o segundo classificado, sobrepõe-se ao Sagrada Esperança - 1º de Agosto, no mesmo horário, no Estádio dos Coqueiros, no prosseguimento da 15ª ronda.

Curiosamente, as duas equipas mais tituladas do Campeonato Nacional da I Divisão, tricolores e militares, medem forças com adversários provenientes das lundas. As formações da capital terão de ser irrepreensíveis para conseguirem o aproveitamento de cem por cento diante de adversários complicados.

A precisar de encurtar o caminho da liderança, em posse do sensacional e surpreendente Desportivo da Lunda-Sul, o Petro de Luanda não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória. A dupla missão de ganhar para "morder” os calcanhares do comandante da prova vai exigir uma exibição ao nível do estatuto que detém na prova.

A viver uma época de sonho, o Desportivo da Lunda-Sul aos poucos dá mostras de querer sair do esconderijo da humildade. Não é por acaso que o técnico Maurílio Silva começa a ver motivos para acreditar no título. Para o efeito, as acções da equipa no jogo com o Petro de Luanda têm de falar mais alto do que as palavras.

O jogo desta tarde em nada vai afectar a liderança, ou seja, mesmo que perca vai continuar a ter um ponto de vantagem sobre o segundo classificado. Este detalhe aumenta o interesse pelo duelo e dá todo o direito para tricolores e lundas jogarem abertos o tempo inteiro, já que não estão diante do desafio do tudo ou nada, ou se quisermos: um jogo de vida ou morte.

Sagrada VS D'Agosto

Com o coração magoado por falhar os quartos-de-final da Taça da Confederação, o Sagrada Esperança recebe o 1º de Agosto com o foco centrado na competição doméstica. Mais regulares no campeonato, como está evidente pelo fosso pontual entre os contendores, os diamantíferos têm a dura missão de provar alguma coisa diante dos militares, equipa que mais dissabores lhes tem causado nas últimas épocas.

Apesar da fraca atitude competitiva, os militares bem ou mal podem garimpar esta tarde diamantes de grande quilate, é por isso que são a espinha atravessada na irritada garganta do Sagrada Esperança.

O 1º de Agosto está distante do pelotão da frente, mas vai forçar o Sagrada Esperança a atenção redobrada, para evitarem a repetição de um filme que aos poucos começa a ganhar contornos rubro negros no campeonato. Quanto mais cedo a equipa anfitriã afundar o oponente, menos possibilidades os militares terão para estragar a ficha contrária, como aconteceu nas duas últimas épocas.

A pressão de somar três pontos é a mesma para os dois contendores. Se os comandados de Roque Sapiri fazem contas a pensar na liderança do campeonato, em função dos jogos em atraso, a equipa orientada por Filipe Nazna tem o foco no triunfo para encurtar a distância em relação aos rivais na luta pelo título.

Atrasado como está, o 1º de Agosto está proibido de pensar pequeno, por isso tem mesmo de ir aos Coqueiros para pagar o que for justo e sair do jogo de cabeça erguida. A proximidade das eleições de alguma forma mexe também com as emoções da equipa técnica e plantel. O jogo com o Sagrada Esperança também pode ser usado como trunfo eleitoral pelos candidatos às presidenciais.

Sporting de Cabinda agrava crise do Libolo

No aproveitar está o ganho. O Sporting de Cabinda venceu ontem o Recreativo do Libolo por 1-0, com golo de Capucho aos 81' e agravou  a situação do clube de Calulo na presente edição do Campeonato Nacional.

Num jogo entre equipas aflitas, referente à 12ª jornada do Girabola, a formação da casa foi mais feliz e levou a melhor diante dos visitantes que têm apenas de queixar-se de si pelo número de oportunidades não concretizadas.

O leão, faminto de pontos e jogos, ficou 90  dias sem competir, cumpriu o trabalho de casa e devorou a segunda presa na prova, resultado que motiva o plantel para os próximos desafios, não obstante as dificuldades financeiras que atravessa.

O Recreativo do Libolo a efectuar a pior época desde que ascendeu ao Campeonato Nacional da I Divisão, começa a comprometer os objectivos definidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto