Economia

Pólo Diamantífero conclui quatro fábricas

Adão Diogo | Saurimo

O Pólo Diamantífero de Saurimo, na Lunda-Sul, concluiu já as obras de quatro das 26 fábricas que prevê colocar em funcionamento, no quadro da estratégia de desenvolvimento económico do país e do sector em particular, segundo dados do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

25/04/2021  Última atualização 07H00
Diamantino Azevedo sinalizou os vários ganhos do sector © Fotografia por: Edições Novembro
Diamantino Azevedo, que realizou uma visita de trabalho à Região Leste, onde foi há dias testemunhar a transferência das sedes da Endiama Mining (Lunda-Norte) e da Fundação Brilhante (Lunda-Sul), disse, na sexta-feira, durante uma reunião com mineiros locais estar confiante que a abertura de um centro para habilitar os futuros lapidadores vai acrescentar valor ao diamante explorado na região.

Nisso, acrescentou,  vão contar com a contribuição do laboratório afecto ao Instituto Geológico de Angola. Segundo o ministro Diamantino Azevedo a deslocalização de Luanda para a Lunda-Sul da Endiama Mining e da Fundação Brilhante vai agregar vantagens aos operadores, potenciando a cadeia ajuzante da indústria, além de fomentar empregos directos e indirectos.

Nesse sentido, notou que teve início este mês, na localidade de Quitota, província de Malanje, acções para a reactivação de uma mina de Manganês. Na região Sul, propriamente na província da Huíla, está instalado o laboratório e centro de valorização de rochas ornamentais, projecto a ser efectivado com a parceria do Governo do Reino de Espanha. A província da Huíla acolhe na terça-feira, o acto central alusivo ao Dia do Mineiro.

No encontro da Lunda-Sul, o representante de Catoca no encontro, Paulo Mandela Martins, os constrangimentos permitiram no ano passado extrair apenas 60 por cento da massa mineira prevista, contando com mais de 2600 colaboradores, que representam cerca de 75 por cento da força de trabalho.

Por parte do projecto Dala, o representante Camacho Caturichi apontou avanços animadores na pesquisa e prospecção que esboçam um quadro interessante nos kimberlíticos em estudo. Descreveu a acção nociva do garimpo, onde os jovens constituem a maior força de trabalho.
O secretário de Estado, Jânio Correia Victor, procedeu, na ocasião, à inauguração da delegação da Fundação Brilhante.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia