Mundo

Portugal: Dívida pública aumentou para 270,6 mil milhões em Janeiro

JA Online

Em Janeiro de 2024, a dívida pública, na óptica de Maastricht, aumentou 7,6 mil milhões de euros para 270,6 mil milhões de euros, divulgou, esta sexta-feira, o Banco de Portugal (BdP).

01/03/2024  Última atualização 13H34
© Fotografia por: DR

"Esta evolução reflectiu sobretudo o aumento dos títulos de dívida (6,4 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e a obtenção de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 0,7 mil milhões de euros", pode ler-se no comunicado do supervisor da banca, citado pela Lusa.

 Os depósitos das administrações públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,8 mil milhões de euros para 252,5 mil milhões de euros.

 Por outro lado, a dívida pública "corresponde às responsabilidades financeiras do sector das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo".

 "Existem várias formas de medir a dívida pública. Em Portugal, e nos outros países da União Europeia (UE), utiliza-se uma definição harmonizada que é, comummente, designada por "dívida de Maastricht", conclui o supervisor, segundo a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo