Sociedade

Poucos casos de absentismo em escolas da capital do país

Alberto Quiluta

Jornalista

A maior parte de alunos e professores compareceu, quarta-feira, em estabelecimentos de ensino de Luanda, para o reinício das aulas, depois da pausa de dois dias, devido ao Carnaval.

15/02/2024  Última atualização 10H28
Alunos e professores compareceram nas escolas © Fotografia por: Edições Novembro
Na Escola do I Ciclo e do Ensino Secundário Ngola Kanini, por exemplo, a directora Maria Francisco disse que grande parte dos alunos apareceu, não se registando ausência de professores.

Muitos encarregados de educação, acrescentou, fizeram questão de levar os educandos às salas de aula. "A nossa instituição está cheia, os estudantes compareceram para as aulas, depois da festa do Carnaval”.

Na Escola Ngola Kiluanje, também, registou-se grande presença de alunos e professores. O director administrativo, Américo Mulanda, apelou aos faltosos no sentido de comparecerem, nos próximos dias, para, depois, não terem dificuldades durante as provas.

No presente ano lectivo, acrescentou, estão matriculados 1.230 estudantes. A Escola Ngola Kiluanje tem 50 salas de aula, entre as quais duas estão a ser utilizadas, desde 2018, para a Divisão de Arrecadação e Arquivos do Puniv Central e Liceu 21 de Janeiro (ex-escola da Força Aérea Nacional).

A equipa de reportagem do Jornal de Angola passou, também, pelo Complexo Escolar Santa Maria Gorett, onde Isabel Miguel, em nome da instituição, disse que o número de alunos, depois da pausa de dois dias devido ao Carnaval, anima os professores e a direcção da escola.

"Vivo no município de Viana, mas cheguei cedo ao local de trabalho”, disse Isabel Miguel, tendo garantido que os alunos e professores que não compareceram terão falta.

Nos institutos médios de Economia (IMEL), Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), no Largo 1º de Maio, e nas escolas primárias Nº 1519, Nossa Senhora da Luz, no Distrito do Rangel, município de Luanda, registou-se, igualmente, grande presença de alunos e professores.

Algumas escolas dos municípios de Viana, Talatona, Cacuaco e Belas registaram pouca presença de alunos, alegadamente, devido à chuva que se abateu sobre as referidas localidades.

O coordenador das actividades escolares e professor de atitudes integra- doras do Instituto Técnico de Gestão do Kicolo (ISPGK), Altino da Fonseca, explicou que o absentismo, além da chuva, deve-se à falta de transportes públicos em muitas zonas.

"Registamos um bom número de alunos nas salas de aula”, sublinhou, acrescentado que os estudantes que não apareceram serão sancionados com faltas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade