Política

Presidente João Lourenço reúne com homólogo da Estónia Alar Karis

Edna Dala

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, recebe, hoje, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, o homólogo da Estónia, Alar Karis, com quem vai abordar questões de âmbito bilateral, com a possibilidade de alargamento a novas áreas de cooperação.

08/03/2024  Última atualização 10H25
Alar Karis vai homenagear o primeiro Pesidente da República, António Agostinho Neto © Fotografia por: PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Alar Karis, que se encontra em Luanda desde o princípio da tarde de ontem, no cumprimento de uma visita de Estado de 48 horas a Angola, a convite do Presidente João Lourenço, faz-se acompanhar da Primeira-Dama da Estónia, Sirje Karis.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente da Estónia foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, governador provincial de Luanda, Manuel Homem,  embaixador de Angola na Polónia e não-residente na Estónia, Manuel Pedro Chaves, e por altos funcionários do MIREX.

De acordo com o programa de actividades a que o Jornal de Angola teve acesso, depois do encontro no Palácio Presidencial, Alar Karis vai proceder à deposição de uma coroa de flores no sarcófago de António Agostinho Neto e assinar o livro de honra, em memória do primeiro Presidente da República de Angola e Fundador da Nação.

Aguarda-se, com grande expectativa, que a visita da delegação presidencial da Estónia seja satisfatória e que os encontros de trabalho resultem na vontade expressa de ambos os países obterem resultados vantajosos.

O programa da visita destaca a pretensão de Angola aumentar a parceria e contactos com países que proporcionem ao Estado Angolano uma mais-valia nas relações de cooperação bilateral, e a aproximação dos interesses comuns com base na obtenção de vantagens mútuas, perspectivando a incrementação dos acordos que garantem uma cooperação abrangente na implementação de estratégias que se enquadrem no bem-estar das populações.

O programa do Presidente da República da Estónia, Alar Karis, termina com a realização do Seminário Executivo sobre Governo Digital e uma mesa-redonda sob o lema "Governo Digital ao Serviço do Desenvolvimento Nacional e o Roteiro para um Governo Digital”, promovido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA).

As Repúblicas de Angola e da Estónia estabeleceram relações de cooperação bilateral em 1991, após o desmembramento da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ano em que este país proclamou a sua  independência.

As relações de cooperação entre os dois países são embrionárias, mas em função da vontade das partes se tem verificado maior interesse em dinamizar estes laços na área político-diplomática.

 

Cooperação Administrativa e área da Governação Digital

Angola e a Estónia rubricaram, em Abril do ano passado, na cidade de Tallin, um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação bilateral em matéria de Governação Digital e Modernização Administrativa.

O instrumento jurídico, rubricado pelo director-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, e pela vice-ministra dos Assuntos Económicos e das Comunicações da Estónia, Sille Kraam, vai fortalecer as relações em várias matérias de Governação Digital, como a modernização dos serviços públicos, inter-operabilidade da Administração Pública, Identidade Digital, assinaturas digitais e capacitação de quadros.

No documento, as partes comprometeram-se em fortalecer a cooperação nas várias matérias relacionadas com a Governação Digital, modernização administrativa e capacitação de quadros na especialidade, tendo em conta a experiência e o potencial tecnológico da Estónia, cuja taxa de digitalização dos serviços públicos é de 99 por cento, resultado de 20 anos de investimentos e de alteração de processos.

A Estónia é um pequeno país do Báltico, com uma população de apenas 1,3 milhões de habitantes. Apesar das suas dimensões modestas, é frequentemente citado como um exemplo de liderança em Governanção Digital.

Nos últimos 20 anos, fez grandes progressos na modernização da sua infra-estrutura digital e na implementação de serviços governamentais online, e como resultado tem alcançado elevadas posições nos rankings de governação electrónica, tendo sido classificada em primeiro lugar no Índice de Governação Electrónica das Nações Unidas, em 2020, e no Índice de Governo Digital da União Europeia, em 2021.

A Estónia é o país com um dos sistemas governamentais mais avançados do mundo. Actualmente, mais de 99 por cento dos serviços públicos estónios estão disponíveis online, incluindo a emissão de documentos oficiais, declarações fiscais, registos de empresas, cuidados de saúde e até mesmo votação electrónica. A República da Estónia é pioneira em muitos programas de digitalização, como por exemplo o "e-Residency", sistema que permite que qualquer pessoa do mundo obtenha uma identidade digital estoniana, que pode ser usada para assinar documentos, abrir uma empresa na Estónia, e até mesmo realizar transacções comerciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política