Mundo

Presidente palestiniano solicita intervenção dos países africanos

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, pediu, ontem, em Addis Abeba, aos países da União Africana (UA) que façam “ouvir as suas vozes” para forçar o fim da guerra na Faixa de Gaza.

18/02/2024  Última atualização 07H10
Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas © Fotografia por: DR
"Vamos fazer ouvir as suas vozes para nos opormos a este projecto colonial. (Vamos) apoiar em alto e bom som o povo palestiniano e a criação de um Estado palestiniano como membro pleno das Nações Unidas”, disse Abbas, na abertura da 37.ª Cimeira Ordinária da UA.

O líder da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) pede, assim, aos países africanos que exijam a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza e que Israel permita o restabelecimento de água e electricidade aos seus hospitais.

"O mundo precisa de reconhecer o Estado da Palestina. (...) Só assim a paz na região será possível – para a Palestina, os povos árabes e o resto do mundo”, acrescentou.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abulgeit, que também participou na abertura da Cimeira, identificou o conflito em Gaza como um fracasso da comunidade internacional, que despertou a voz do Sul Global.

"Esta guerra mostrou o fracasso do mundo em detê-la, apesar de ter sido rejeitada pela opinião internacional”, disse Ahmed Abulgeit.

O secretário-geral da Liga Árabe observou, porém, que a guerra, por outro lado, "despertou a voz do Sul Global e uniu vozes que apoiam os direitos palestinianos e rejeitam a colonização”.

O responsável agradeceu aos países africanos o apoio que muitos deles têm demonstrado ao povo palestiniano e pede que esta pressão continue a forçar a criação de Estado palestiniano. "Essa é a única solução racional para o conflito”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo