Sociedade

Professores concluem formação em matéria de biossegurança

Arão Martins | Lubango

Jornalista

Um total de 999 gestores escolares e professores foi formado até ontem, pelo Gabinete Provincial da Educação na Huíla, em matéria de biossegurança, no âmbito do reinício das aulas no ensino primário, previsto para o dia 10 deste mês.

03/02/2021  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR
Segundo o porta-voz do Gabinete Provincial, Benício Puna, a formação abrangeu 551 gestores escolares e 448 professores. Benício Puna informou que o Gabinete Provincial da Educação na Huíla controla mais de 800 mil alunos do ensino primário e secundário do II Ciclo. Além da criação das condições de biossegurança nas escolas, realçou, foi necessário reforçar a formação dos professores que vão orientar as crianças na utilização das máscaras e no cumprimento de outras medidas.  Antes do reinício das aulas, explicou, o Gabinete Provincial da Educação na Huíla realizou formação sobre "Conhecimentos de medidas de biossegurança e a integração tecnológica” e a formação de "Gestores escolares em situação de pandemia”.  
Formação contínua 

Assegurou que a formação permitiu munir professores e gestores escolares de conhecimentos adequados sobre as medidas a observar em tempos de pandemia, nas escolas do ensino primário. Disse que a criação de condições de biossegurança é contínua. "As condições nas escolas foram avaliadas durante a última reunião do Conselho Alargado de Direcção da Educação, realizada quinta-feira última".  O encontro, que juntou directores municipais da Educação concluiu que  as condições estão criadas para o reinício das aulas nas escolas do ensino primário da província. "Em função daquilo que têm sido as orientações, quer do Ministério da Educação, quer  do Gabinete Provincial da Educação, estamos prontos para este grande desafio”, disse. 

Dentro das suas possibilidades, disse, o Gabinete Provincial da Educação continua a desenvolver acções  para garantir o material indispensável nas escolas, como o álcool em gel, máscaras faciais, baldes com torneiras e outros materiais obrigatórios”. Benício Puna salientou que o Gabinete Provincial vai continuar a monitorar o andamento do processo e  capacitar os professores em matéria de biossegurança. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade