Economia

Projectos estruturantes priorizam regiões com baixa taxa de oferta

Adérito Veloso

Jornalista

O sector da Energia e Águas está a desenvolver um conjunto de acções que dão prioridade às províncias que apresentam uma taxa de electrificação baixa.

11/02/2024  Última atualização 10H05
Os vários projectos que estão em curso do Governo angolano visam aumentar o acesso à electricidade © Fotografia por: DR

No Bié, por exemplo, a grande prioridade para os projectos a serem levados a cabo no quinquénio 2023-2027 vão para a electrificação dos municípios de Camacupa e Catabola, com a conclusão da mini-hídrica do Cunje e, do outro lado, nos municípios do Cunhinga e Nharêa.

Ainda na província planáltica do Bié, foi consignada a execução do projecto de construção de um parque solar, que vai permitir ter uma fonte de energia limpa, visando atender às necessidades do Cuemba, estando em estudo a possibilidade de uma mini-hídrica para o município do Chitembo.

A electrificação do Chinguar, a partir da linha que vem do Huambo, é outro projecto aprovado com financiamento assegurado.

 
Projectos prioritários

No Huambo, a grande prioridade é a electrificação das sedes municipais, estabelecendo como áreas de intervenção os municípios do Londuimbali, Mungo, Ecunha, Catchiungo e Longonjo, bem como a rede de distribuição do Huambo que está no pacote de financiamento do Banco Mundial.

Na Huíla, a grande prioridade é a interligação com o Huambo para reduzir os gastos com os combustíveis fósseis na região.

Já está aprovado o financiamento para a implementação da linha Gove/Matala, que vai elevar a potência e mais capacidade à Matala, que depois poderá ser utilizada parcialmente, também, na cidade do Lubango, permitindo igualmente cobrir as necessidades da Zona Mineira da Jamba.

A nível da província da Huíla, está projectada a construção da linha Huambo/ Lubango, que é um projecto financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Para a província do Cuanza-Sul, a electrificação do Mussende, Conda e da Quilenda já está aprovada, e deve ter execução brevemente.

Consta ainda o projecto de instalação de sistemas solares em sedes comunais e aldeias, a ser lançado brevemente.

Em Benguela, a interligação ao Lomaum/Huambo e a electrificação dos municípios da Ganda e Cubal permitirá reduzir o actual défice. Prevê-se ainda a electrificação de Caimbambo, Chongoroi e Bocoio. Estão a ser instalados os parques solares da Baía Farta e Biópio, bem como a electrificação da Cidade do Sal, obras que estão prestes a ser concluídas.

Estes ambiciosos projectos do Governo vão concentrar em Benguela uma capacidade de produção significativa, que vai reforçar a capacidade de produção global de todo o sistema eléctrico nacional.

No Namibe, prevê-se a electrificação de 12 localidades, nomeadamente Virei, Camucuio, Bentiaba, Praia do Piambo, Lucira, Salinas, Baía das Pipas, Baba, Caitou, Cainde Sede e Lona.

A electrificação será feita por meio de mini-redes, em sistema isolado, utilizando painéis fotovoltaicos e baterias.

 
Triângulo dos Dembos com mais energia

No Bengo, prevê-se a electrificação do Triângulo dos Dembos, um projecto que foi recentemente lançado e que está sob coordenação do governo da província.

A iniciativa, que tem o acompanhamento do Ministério da Energia e Águas, vai ser importante para a electrificação de quatro municípios, designadamente Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo e Pango-Aluquém, num percurso de 252 quilómetros, ligando-os à rede nacional.

Nos projectos prioritários do sector para o período 2023-2027, na província do Cuanza-Norte, destacam-se os trabalhos de construção do maior empreendimento eléctrico ao longo do Médio Kwanza, o Aproveitamento  Hidroeléctrico de Caculo Cabaça. No domínio de electrificação dos vários municípios da província do Cuanza-Norte, os indicadores são animadores,  faltando apenas cobrir a sede municipal do Ngonguembo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia