Política

Proposta de Lei da nova DPA em discussão

Yara Simão

Jornalista

A Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa (DPA) de Angola vai à discussão, na generalidade, na reunião plenária do dia 28 de Fevereiro. A decisão foi tomada, sexta-feira, na conferência dos presidentes dos Grupos Parlamentares, sob orientação da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

17/02/2024  Última atualização 10H34
Carolina Cerqueira orientou a conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, que deliberou sobre a realização da reunião plenária de terça-feira © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O diploma, de iniciativa do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, prevê a criação de duas novas unidades territoriais de nível provincial, que vão resultar da divisão do Moxico, para Moxico e Cassai-Zambeze, e do Cuando Cubango, para Cuando e Cubango, e vai ao plenário para alguns ajustamentos pontuais a nível do território nacional. A Proposta de Lei prevê, igualmente, a supressão de algumas circunscrições de nível infra-municipal, a eliminação da distinção entre os distritos urbanos e as comunas, em que algumas destas unidades vão ascender ao nível municipal, tendo em conta as condições geográficas e demográficas e a necessidade de garantir o controlo efectivo das fronteiras nacionais.

Com estas alterações, o país vai passar a contar com 20 províncias, 325 municípios e 375 comunas. A Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa visa promover o desenvolvimento equilibrado do território, aproximar os serviços públicos aos cidadãos e garantir a ocupação integral do território, racionalizar os serviços da Administração do Estado, aumentando, deste modo, a eficácia, eficiência e equidade.

A presente Proposta de Lei, do ponto de vista económico e social, prevê benefícios como a redução das desigualdades e dos índices de pobreza no seio da população, a distribuição mais justa e equilibrada do território e do rendimento nacional, o desenvolvimento económico e social harmonioso do país, a promoção do bem-estar, da solidariedade social e da qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.

Segundo o primeiro secretário de mesa da Assembleia Nacional, Manuel Lopes Dembo, no dia 28 de Fevereiro o plenário da Assembleia Nacional vai, também, proceder à votação final global das propostas sobre a Alteração da Lei Orgânica dos Tribunais da Relação, Antidopagem no Desporto e Mineração e Criptomoedas e outros activos virtuais.

O plenário vai, igualmente, proceder à discussão e votação de projectos de resolução para ratificação de protocolos ligados à SADC, sobre Estatística, Turismo e Sector Mineiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política