Mundo

Quénia quer Tratado marítimo regional

O Presidente do Quénia, William Rutu, anunciou, no sábado, a iniciativa de se trabalhar num Tratado martitimo regional com o objectivo de resolver o diferendo que envolve a Somália e a Etiópia por força do Memorando assinado por aquele último com a região separatista de Somalilândia, informou a AFP.

15/04/2024  Última atualização 09H35
William Ruto, Chefe de Estado do Quénia, quer paz regional © Fotografia por: DR

O tratado regional proposto pelo Quénia em consulta com o Djibuti e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (Igad) regeria a forma como os Estados sem litoral da região podem aceder aos portos em condições comerciais explicou o principal secretário dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Korir Sing'oei.

A Etiópia assinou em Janeiro um acordo com a região separatista da Somalilândia para arrendar uma parte da sua costa em troca de um possível reconhecimento da região, que reivindica a Independência da Somália desde 1991. O acordo irritou a Somália, alimentando preocupações de uma maior desestabilização no Corno de África. No início de Abril, as tensões aumentaram quando a Somália ordenou que o embaixador da Etiópia abandonasse o país, bem como o encerramento dos consulados da Etiópia na região da Somalilândia e na região semiautónoma de Puntland.

A Somália e a Etiópia estão a considerar a proposta, segundo Sing'oei numa entrevista à agência de notícias Reuters. Disse que o tratado seria uma forma de garantir a estabilidade regional, acrescentando que os líderes dos dois países foram convidados a reunir-se para discutir a proposta. Aconteceu no momento em que o Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, se reuniu na quinta-feira com o seu homólogo queniano, William Ruto, em Nairobi, como parte dos esforços para encontrar uma solução diplomática para a disputa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo