Economia

Reservas Internacionais do país com redução de 500 milhões

As Reservas Internacionais do país fecharam o Fevereiro com 14.207 milhões de dólares, uma ligeira alta se comparadas 14.053 milhões aos dados levantados a 15 do referido mês.

05/03/2024  Última atualização 12H15
© Fotografia por: DR

Todavia, se comparadas a  Dezembro de 2023, assinalam uma clara descida.

Segundo o quadro sobre a evolução diária das Reservas, disponibilizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), na página de Internet, até ao dia 29 de Fevereiro, as Reservas Internacionais estavam estimadas em 14.207 milhões de dólares, quando em 28 de Dezembro estavam nos 14.773 milhões de dólares.

Diante deste cenário, nota-se uma redução em mais de 500 milhões de dólares, embora , ainda assim, se esteja num patamar em que seja possível assegurar os necessários seis (6) meses de importação recomendados pela convergência da SADC. este indicador reflecte um país estável e pronto para enfrentar contrariedades em cenários mundiais críticos.

Contudo, vale lembrar que as Reservas Internacionais do país são, fundamentalmente, alimentadas pelas exportações de petróleo. As outras commodities vendidas ao exterior ainda são pouco significativas, facto que tem levado, internamente, à maior aposta na diversificação da produção. A visão é tornar Angola autossuficiente e mais exportadora de bens.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia