Política

Reunião abre caminho para a cooperação inclusiva

Yara Simão

Jornalista

A presidente da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico - União Europeia (OEACP-UE), Ana Rita Sithole, afirmou que a reunião paritária realizada em Luanda abriu caminho para uma cooperação mais inclusiva, rumo à promoção do desenvolvimento sustentável, à segurança, ao bem-estar dos cidadãos e aos princípios da democracia e do respeito mútuo.

23/02/2024  Última atualização 09H51
Ana Rita Sithole, presidente da assembleia, (OEACP-UE) © Fotografia por: DR
A parlamentar discursou, quarta-feira, na abertura da primeira sessão da Assembleia da OEACP – UE e disse haver a necessidade de se colocar as pessoas no centro da parceria, devolvendo o poder às comunidades, de modo a promoverem um futuro equitativo, próspero e resiliente.

A deputada esclareceu que a responsabilidade das novas mesas regionais e paritárias da Assembleia Parlamentar é, de facto, crucial para assegurar que o trabalho responda eficazmente aos desafios e aspirações dos povos e comunidades.

"A liderança da Assembleia Parlamentar Paritária desempenha um papel vital na definição da agenda, prioridades e acções, por ser uma função que exige proactividade no envolvimento com os parlamentares, na compreensão das necessidades dos eleitores políticos e na defesa de políticas e iniciativas que reflictam os interesses ao nível da nossa Assembleia”, explicou a deputada moçambicana.

Ao promover a inclusão, a colaboração e a capacidade de resposta, segundo Ana Rita Sithole, as regiões podem aumentar a legitimidade e o impacto do trabalho da Assembleia Parlamentar Paritária, contribuindo, em última análise, para o bem-estar e a prosperidade das regiões e comunidades que representam.

Carlos Zorrinho, co-presidente da OEACP-UE,  acrescentou que a Assembleia Parlamentar Paritária é a base de uma parceria entre iguais que se tem de concretizar, por meio da cooperação e do trabalho integrado, em cooperação, não para impor soluções, mas para construir respostas em conjunto para os problemas concretos.

"Juntos, temos perante nós o desafio de tirar partido da sabedoria colectiva dos nossos povos para superar os obstáculos e aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, disse o co-presidente da OEACP-UE.

Carlos Zorrinho considerou o encontro um momento de reafirmação do empenho com os princípios da solidariedade, da cooperação e do respeito mútuo, por meio do diálogo, da colaboração e da acção colectiva, pelo facto de ser obrigatório ajudar a tornar possível um futuro mais próspero e sustentável para todos, em particular à imensa juventude.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política