Mundo

Senegal: Primeiro ministro apresenta membros do governo

O Primeiro-Ministro do Senegal, Ousmane Sonko, apresentou, nesta segonda-feira, o Governo, composto por 25 ministros e cinco adjuntos, que vai orientar, por cinco anos, o destino do país, num quadro político-administrativo sujeito a reformas de carácter profundo nos sectores da Energia, Economia e Finanças.

09/04/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

Ousmane Sonko prometeu cumprir à risca o programa sufragado nas urnas nas últimas eleições, que deu a vitória a Bassirou Diomaye. O actual Chefe de Estado do Senegal anunciou mudanças como o abandono da moeda da África Ocidental – o Franco CFA, e a realização de uma auditoria aos contratos de petróleo e gás, assinados com empresas estrangeiras.

Cheikh Diba, um burocrata que actuou como chefe da programação orçamentária, foi nomeado ministro das Finanças, enquanto Birame Souleye Diop, que era vice-presidente de Sonko e do agora dissolvido partido Pastef de Faye, recebeu a pasta do Petróleo e Energia.

Yassine Fall, vice-presidente da Pastef, foi nomeado ministro das Relações Exteriores. Bassirou Diomaye Faye, nomeou Ousmane Sonko – seu mentor e confidente, Primeiro-Ministro, pouco depois de ter sido empossado, na terça-feira, como o quinto Chefe de Estado do Senegal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo