Mundo

Suécia é o 32.º país a juntar-se à aliança

A Suécia tornou-se, na quinta-feira, Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) tornando-se assim no 32.º associado.

09/03/2024  Última atualização 13H10
Embaixador sueco e o secretário de Estado americano © Fotografia por: DR

Foram necessários muitos meses de negociações para que este momento "histórico", como o descreveu Ursula Von der Leyen, se tornasse uma realidade.

Algo que ganhará novo enfoque quando, na próxima segunda-feira, a bandeira do país for hasteada junto à sede da Aliança Transatlântica, como também é chamada.

"A adesão da Suécia torna a OTAN mais forte, a Suécia mais segura e toda a Aliança mais segura. Estou ansioso por hastear a sua bandeira na sede da NATO na segunda-feira", afirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A oficialização aconteceu após o Primeiro-Ministro da Suécia, Ulf Kristersson, ter entregue em Washington, nos Estados Unidos, o instrumento de adesão ao Tratado do Atlântico Norte.

O momento, há muito aguardado, não passou despercebido a toda a comunidade - nacional e  internacional - com as reações a chegarem de várias partes do mundo.

O Primeiro-Ministro sueco, Ulf Kristersson, descreveu a adesão como "uma vitória da liberdade". "A Suécia fez uma escolha livre, democrática, soberana e unida para aderir à NATO. Hoje é um dia verdadeiramente histórico", afirmou em conferência de imprensa, em Washington. Já o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que foi o responsável por receber o instrumento de adesão à NATO, declarou que "este é um momento histórico para a Suécia" e que a Aliança "é agora mais forte e maior do que alguma vez foi".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo