Economia

Títulos de terra habilitam jovens ao financiamento

Adolfo Mundombe | Huambo

O Governo Provincial do Huambo decidiu envolver as Administrações Municipais e Comissões Provinciais da Juventude num programa que, até Maio próximo, leva à atribuição de Títulos de Concessão de Terra a 385 jovens camponeses da província, à razão de 35 por município, habilitando-os ao acesso aos programas institucionais de financiamento.

16/04/2024  Última atualização 11H46
Governo Provincial do Huambo © Fotografia por: Arquivo
O secretário executivo do Huambo do Conselho Provincial da Juventude, João Otalala, que revelou a decisão numa palestra, no sábado, realizada na capital dessa província para assinalar o 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, anunciou que, na primeira fase desse programa, são atribuídos títulos sobre concessões de cinco hectares.

A habilitação ao programa é feita sob candidatura submetida pelos interessados à Direcção da Agricultura do município em que está implantada a exploração agrícola, adiantou João Otalala, instando os jovens a aderirem aos programas institucionais de financiamento.

"A dificuldade por parte dos jovens é técnica, associada à deficiente comunicação, porque,  muitas vezes, as informações são passadas e os jovens não se apercebem”, notou João Otalala.

A chefe do Departamento do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Huambo, Victória Carlos, considerou que o financiamento à agricultura tem relevância, realçando que os serviços que dirige simplificaram o processo de certificação para acelerar a criação de empresas, importante para a obtenção de financiamento.

De 2012 à data presente, foram certificadas 1,247 empresas no Huambo, 1.117 das quais são microempresas, 84 pequenas e 46 médias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia