Economia

Turquia lança em Luanda nova linha de montagem de tractores

André da Costa|

Jornalista

Uma nova linha de montagem de tractores agrícolas e máquinas industriais de origem turca foi lançada, esta sexta-feira, em Luanda, pela empresa Agro Cerespec, para impulsionar a diversificação da economia nacional, num investimento inicial de cinco milhões de dólares.

08/04/2024  Última atualização 09H52
Mensalmente podem ser entregues até 120 tractores saídos directamente da fábrica, na Turquia © Fotografia por: DR

Os tractores, as alfaias agrícolas e os equipamentos para montagem de moagens de fuba, farinha de trigo e maquinaria para descascar arroz são de fabrico Turco, e estão adaptados ao mercado angolano, segundo o director comercial da empresa, Francisco Quinjango.

De acordo com gestor, as máquinas estão à disposição dos empreendedores e empresários nacionais com garantia de um ano de manutenção gratuita e a preços acessíveis.

Francisco Quinjango sublinhou que a iniciativa visa, também, o desenvolvimento dos campos de produção agrícola e, consequentemente, impulsionar a diversificação da economia.

 
Directamente da fábrica

O responsável adiantou ainda que mensalmente podem entregar até 120 tractores saídos directamente da fábrica, na Turquia, para as instalações da empresa situada no município de Talatona. 

Na ocasião, o administrador do Talatona, José Bastos, em representação do Governo provincial de Luanda, agradeceu à empresa Alit Organ por ter apostado no mercado angolano, como resposta da visita do Presidente da República, João Lourenço, realizada naquele país.

José Bastos considerou que "com a montagem e disponibilidade dos tractores e outros equipamentos de apoio à indústria agrícola, os empresários vão poder melhor desenvolver a agricultura mecanizada e acelerar a diversificação económica”.

Segundo o administrador de Talatona,  com a montagem dos equipamentos da indústria agrícola, surgem também "mais oportunidades de emprego para os cidadãos nacionais”.

 Por sua vez, o engenheiro de mecanização agrícola, Francisco Carlos, considerou que as charruas e alfaias agrícolas são resistentes e constituem uma mais-valia no desafio de impulsionar a agricultura mecanizada visando a colheita de produtos em grande escala para abastecer o mercado nacional e assim reduzir as importações de produtos do campo.

A directora comercial do Fundo de Garantia de Crédito, Márcia José, destacou a importância da parceria entre Angola e Turquia para o sector produtivo, impulsionado por diversas iniciativas do Governo em prol da segurança alimentar. Márcia José explicou que o Fundo de Garantia de Crédito oferece garantias para facilitar o acesso dos agricultores ao financiamento junto aos bancos comerciais, actuando como avalista e assegurando maior estabilidade nas operações. E ressaltou que os bancos comerciais procuram garantias para viabilizar o financiamento, sendo que o Fundo de Garantia de Crédito cobre até 80% por meio da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS).

Por seu lado, o director do Gabinete Provincial da Agricultura do Cuanza-Norte, Manuel Domingos, enfatizou a necessidade de tractores na província para possibilitar o aumento da produção agrícola e impulsionar o desenvolvimento do sector.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia