Sociedade

Uso indevido de antibióticos contribui para a obesidade infantil

Carla Bumba

Jornalista

O uso indevido de antibioticos pode interferir no metabolismo da criança e contribuir para a obesidade infantil, advertiu a pediatra Nayole Monteiro, recomendando que se medique os menores apenas com prescrição médica.

23/04/2021  Última atualização 11H00
Especialista disse que é preciso a reeducação alimentar para toda família © Fotografia por: Cedida
Em declarações ao Jornal de Angola, a pediatra reconhece que existem muitas crianças que passsam por essas situações, que considera preocupantes, tendo em conta as complicações que podem advir em consequência do mau uso de antibióticos.Nayole Monteiro aconselha, também, a crianças menores de cinco anos a não se manterem, por largas horas, "coladas” ao televisor, computador, videogame ou telefone celular. Alertou que estes meios tecnológicos podem, de certo modo, influenciar para um estilo de vida sedentária e até alterar os hábitos alimentares da criança.

Nesta perspectiva, disse ser importante a reeducação alimentar para toda a familia, de modo a combater a obesidade infantil. Disse que é preciso evitar os alimentos ricos em gorduras e açúcares, para que se possa ter uma alimentação saudável."É aconselhavél que as familias adoptem por alimentos ricos em versões integrais de cereais e farinhas, como massa, arroz e pão. A isso adiciona-se o consumo de  legumes , corte da sua dieta os alimentos ultraprocessados, fastfoods e os refrigerantes”, precisou.
Para a médica pediatra, concorrem, igualmente, para a obesidade  a falta de sono, argumentando que, ultimamente, os pequenos demonstram que o horário de descanso não está sincronizado com o relógio biológico. Neste sentido, a especilaista alerta às crianças para manterem consistente a rotina do sono,  dormir o tempo suficiente, de modo a prevenir a obesidade infantil, já que o sono garante o desenvolvimento e um funcionamento fisiológico adequado.

Segundo Nayole Monteiro, a obesidade infatil compromete a qualidade de vida do indivíduo, que começa em tenra idade. "Quanto maior o tempo de exposição ao excesso de gordura, maior é o risco de desencadear doenças crónicas mais cedo, o que reduz a expectativa de vida do indivíduo”.Além disso, precisou, para a criança em fase de crescimento a obesidade pode ter um impacto negativo no desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações, prejudicando a formação do esqueleto.
Actividade desportiva
Nayole Monteiro considera a prática de actividades físicas como elemento importante para o aumento do gasto calórico, auxiliando na redução de peso."Quanto mais cedo a criança iniciar a actividade fisíca, maior é a chance de se tornar um adulto activo. Os pais devem buscar actividades desportortivas que se identifiquem com o perfil dos filhos, para que o assumam como compromisso, como um hábito divertido”, disse.De acordo com a médica pediatra,  os pais devem também incentivar os filhos a brincadeiras que movimentem o corpo como, por exemplo, bica-bidão, pular a corda, 35 vitórias, dança, andar de bicicleta, entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade