Cultura

Voltas que podem regressar!

Augusto Cuteta

Jornalista

Bonjour. ‘Tamo ‘inda bem, graças o Senhor. Mesmo corona vírus continuamo a lhe varrer nas carma. E aí nas europas?

14/02/2021  Última atualização 16H17
O velho no Whatsaap © Fotografia por: DR
Filho, ‘stou a te deixar esse áudio no tô "watchapi”, para te explicar bem aquela conversa que me perguntaste no e-mail. Falar ‘mbora é mais rápido que escrever. Mas, escrever mesmo escrevo melhor que falar. Nossa quarta classe não era essas vossa classe de se brincar de estudar. Não, senhor!

Aqui, nós ‘stamos ‘mbora bem. ‘Stou a fazer esforço para aprender um bocado de francês. Tô sobrinho, filho alheio, é paciente. Pouco que aprende na escola vem me ensinar lá com ele um cabocado, também. Se não voltares cedo no país, tô pai vais lhe encontrar está a falar contigo em francês.

Fora da família, são só as manifestações que continuam. Vem feriado é manifestação. Como as coisa estão, podemos ‘mbora assustar todos os feriados anularam só com ele no Estado! Ou ainda podem retirar dali o Largo da Dipanda ou o Cemitério da Sant'Ana, também!

Está virar moda as pessoas sair na rua, para gritar Governo isso, Governo aquilo. Coitado dos homens do partido já nem conseguem mais fingir que só andam ver coisas boas no país. Cafunfo foi outra maka. Mortes e feridos graves. Uns ainda andam sumidos, por causa dessas manifestações.

Agora, o coiso, esse ministro que fala nas "carmas”, o da Justiça, foi mesmo justo, até achei que nome dele é Augusto! ‘Inda desconfio que ele já sabia dessa confusão de Cafunfo. Sim, porque acontecimentos que acontecerão daqui a mais de 100 anos, ele já sabe. Está no livro dele, que tô sobrinho está a ler com ele. Não fosse "nguvulo” íamos dizer parece é kimbanda! Sorte dele é ser pessoa com bocadito de "kitadi”, porque iam ‘mbora lhe dizer que é "muloji”, através da "dibala” dele!
Mas, mano, não gostei nada do outro, aquele chefe dos "kanhingas”, e o chefe dele de fato que está no Governo. Tinham que ter mais "carma”. 

Com essas falácias de disse que disse, tudo parece voltar nos tempos do Man-Zezas. Menos comida, que está sempre a subir. Dinheiro que construía com ele anexo, agora só chega para comprar saco de arroz, caixa de "olho” e um pouco de verdura!
Não gostei nada. Mesmo aqui, em Luanda, também escaparam de se dar "candambaias”! Esses miúdos também são teimosos, possa. Mas, mano, esses tôs colega das europas, que têm televisões aqui, ehe, forma como nos cascaram nas notícias deles ali, mano deixa! Parece querem voltar colonizar mais. Manifestação é bom, mas não ‘stamos nada se respeitar.

Quem também está a querer voltar é os "brazuka” da Universal. Não estão a aceitar igreja ir de favor! Governo põe lá angolano, os "brazuka” chamam angolano de "kazukuteiro”. Por isso, não aceitam dividir igreja com nossos angolano. Estão dizer para angolano usar ‘mbora outro nome. Esse Universal, não. Não sei se confusão vai voltar!
Na antiga Casa do irmão do Caím, as coisas também não estão bem. O general de quatro patas foi "tundado”. Acho que não "amarrou bem as carnes” como pai dele, que tinha bwé de garra. Lhe falaram que incapacidade dele está matar a coligação. Gato alheio disse só já que pode sair, mas lhe deixam ‘inda mais "miar” uns ratitos na Assembleia. Não sabemos já se o Chivax, que gosta de se enfeitar a frente, vai voltar mais na Casa que ele esteve a construir bem, até! Porque aquele Pra Nunca não te lhe aceitar com ele nos Tribunais! Estamos só a esperar na expectativa.

Quem também, mano, pode voltar é o mais velho. Março, esse mês das mulheres, é que ele pode vir. Vai sair, parece, das areias árabes para vir ‘inda nos visitar. Pai alheio é nosso pai. Vamos lhe receber bem. Matar saudade. Fazer ‘mbora nossa passeata, "memu”, cada um, cada qual no seu quintal! Vocês que tiveram só dois presidente podiam ficar contente com regresso do arquitecto. Cada vez, está vir ensinar como fazer manobras nos petróleo! Preço está a subir cabocado!

Mano, dedo está a doer. Tem que apertar nesse microfone aqui no canto do celular para gravar a mensagem de voz. Mas, ouviste maka dos juíz? Nada, filho, podias ser juíz e vir aqui nos tribunais grandes para ganhar mais de dois milhões. O amigo deputado do juíz quer descontar "kumbu” do outro, mas esse outro quer mais aumento. Assim, ‘stamos à espera do que vai acontecer.
Mas, saudade é grande, mano. Volta ainda. Fica cabocado aqui e, depois, volta nos teus europeus.
Fica bem. Um beijo do teu velho, aqui, em Luanda..      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura