Mundo

Zâmbia declara emergência nacional devido à seca

JA Online

O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, declarou emergência nacional, na quinta-feira, devido à seca que afectou a produção de alimentos e a geração de energia, enquanto o país luta para recuperar de uma epidemia de cólera.

01/03/2024  Última atualização 15H55
© Fotografia por: DR

Tal como alguns dos vizinhos, a Zâmbia está a sofrer uma seca severa devido ao fenómeno El Niño, que está a agravar as duras condições climáticas atribuídas em parte pelas alterações atmosféricas. 

Num discurso à nação, Hakainde Hichilema pediu às forças de segurança que se concentrassem mais na produção de alimentos. 

Acrescentou, igualmente, que 84 dos 116 distritos do país foram afectados pela seca prolongada e que as autoridades iriam retirar os mantimentos das zonas onde há excedente e distribuí-los pelas áreas mais necessitadas, informa a Africanews.

Além disso, a Zâmbia planeia aumentar as importações de alimentos e mobilizar as agências das Nações Unidas, bem como as empresas locais para ajudar a mitigar o impacto do fenómeno. 

De acordo com a mesma fonte, a seca destruiu cerca de um milhão de hectares dos 2,2 milhões de hectares plantados com milho, a cultura básica. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo