Cultura

A legião estrangeira

Aisia Casanova, Amandine Jazz e Jean Renan são os artistas estrangeiros presentes nesta edição do Festival Nacional Angojazz e que já actuaram no Palácio de Ferro, Anfiteatro Wyza e Instituto Guimarães Rosa.

12/04/2024  Última atualização 11H55
© Fotografia por: DR

A equipa do Jornal Angola, enquanto fazia as entrevistas no camarote, observava o intercâmbio e a interacção cultural entre os diferentes continentes, em prol do jazz. A francesa Amandine Jazz tem abrilhantado em palco ao interpretar canções de sua autoria e releituras de temas de Edith Piaff e Richard Bona, escolhidas em especial para o público. A cantora considera os angolanos um povo "hospitaleiro com ideias incríveis e com artistas talentosos.”

Aisia Casanova que tem sido acompanhada pela banda Angojazz e o saxofonista Jean Renan leva temas autorais e standarts como "Auntum  Leaves” e "Thou Swell.” Americana de nacionalidade afirma que a organização do festival esteve muito além das expectativas. "Está a ser muito bom trabalhar com esta equipa muito organizada”.

Amandine Jazz, francesa, nascida na Côte d'Ivoire, é uma cantora que foi embalada pela canção francesa desde a infância por influência da avó de origem guineense, que ouvia Edith Piaff. Aos 17 anos começou a frequentar aulas de canto e mais tarde entrou para a escola de jazz CIM, em Paris. Aprendeu a improvisar e a trabalhar com músicos de todos os géneros.

Cantora, bailarina, pianista, actriz e desportista, iniciou uma carreira humanitária internacional que a levou a percorrer o mundo. Foi na Nigéria que retomou a música e se abriu aos estilos africano e rock. Nascida na Côte d`Ivoire, filha de mãe guineense-senegalesa e de pai francês, gosta de misturar géneros, palavras e circunstâncias para "quebrar” as diferenças e aproximar as pessoas.

Aisia Casanova é uma cantora e compositora americana, natural do Estado do Texas que vive em Angola, com um histórico de viagens internacionais, somando-se às suas experiências predominantes na diversidade das suas músicas. Aisia mudou-se para Luanda, onde tem apostado na carreira musical e colaborado com artistas nacionais.

Em Agosto de 2019, lançou "Pushand Pull” no estilo groove house, e marcou a estreia deste single que chegou às playlists de várias estações importantes, estabelecendo uma base sólida para  a carreira musical. Dois anos depois, em Abril de 2021, lançou "Twin Flame Love” é um EP que segue uma história conceitual sobre amantes infelizes. Neste EP, Aisia narra a história de uma relação tumultuada entre almas predestinadas, onde a dinâmica é um ciclo de paixão ardente e tensão gelada.

Jean Renan é saxofonista francês, iniciou a jornada, musical numa pequena cidade da Provença, com o multi-instrumentista malgaxe e professor de jazz Julien Armani. Influenciado por líderes do pós-bop como Wayne Shorter, ChickCorea, Michael Brecker, Jean-Renan reuniu em sua peça, as cores de uma rica experiência musical pela Europa, Oriente Médio e América do Norte.

Amilda Tibéria e Analtino Santos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura