Cultura

“Africa Magic Viewers Choice Awards”: Angolana Eltina Gaspar entre os nomeados

A jovem angolana Eltina Gaspar está entre os nomeados à 10ª edição do “Africa Magic Viewers Choice Awards” (AMVCA). O desempenho em papéis importantes, como operadora de câmara e designer de produção, em dois filmes, nomeadamente “O 11º Mandamento” e “Mfumukazi”, determinaram a escolha.

03/04/2024  Última atualização 09H15
Operadora de câmera tem sido um exemplo a seguir no país © Fotografia por: DR

A indicação de Eltina Gaspar aos AMVCA de 2024 é uma prova do trabalho árduo e da excelência da equipa da Multichoice Talent Factory (MTF), da qual a jovem produtora fez parte como estudante da turma de 2023 na Academia da Zâmbia.

Este reconhecimento não só destaca o talento individual de Eltina, mas também ressalta o compromisso da MTF em capacitar jovens cineastas africanos para alcançarem o sucesso nas suas carreiras. O filme "O 11º Mandamento” retrata a história de uma jovem humilde e religiosa, que confrontada com as vicissitudes da vida é atraída para o mundo da prostituição.

Por sua vez, "Mfumukazi” narra a história de um amor proibido entre o rei e a sua serva, cuja paixão é ameaçada pelas maldades da rainha. Contudo, mesmo diante dessas adversidades, esse amor enfrenta uma reviravolta inesperada, desafiando as expectativas e as convenções sociais.

Para a DStv Angola, o reconhecimento alcançado por estes dois filmes, que são verdadeiras obras-primas da indústria cinematográfica africana, é um orgulho para o país, sendo que reflecte as habilidades excepcionais, a dedicação, o talento e a criatividade de Eltina, bem como de todos os colegas que contribuíram significativamente para o sucesso destes filmes. A cerimónia de entrega dos prémios ‘Africa Magic Viewers Choice Awards’ está marcada para o dia 11 de Maio, com transmissão em directo em todos os canais Africa Magic da DStv.

Femi Oudgbemi, produtor e cineasta nigeriano, que esteve em Angola em Agosto do ano passado a facilitar o Masterclass da MTF em parceria com o Angola Move, é o presidente do júri desta edição.

Sobre a Eltina Gaspar

Nascida a 12 de Fevereiro de 1994, na província de Luanda, Eltina Vissolela dos Santos Gaspar é uma jovem cineasta sonhadora, com destacada habilidade nas áreas de direcção de fotografia e edição de vídeos.

Considera-se apaixonada pela indústria cinematográfica, sendo uma das duas primeiras mulheres angolanas a ingressar na Multichoice Talent Factory, onde encontrou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional. Durante a sua formação na MTF, explorou áreas como direcção de arte, roteiro e produção, o que ajudou a moldar a sua promissora carreira.

Após o percurso enriquecedor na MTF, Eltina conquistou o seu primeiro prémio como Melhor Realizadora no concurso Shortcutz Luanda Meets Eco Jovens, realizado em Fevereiro de 2024. E agora, os 2 filmes em que participou na Academia da Zâmbia foram nomeados para os Africa Magic Viewers Choice Awards. Com isso, ela vislumbra um futuro brilhante e aspira conquistar o prestigiado Oscar de Melhor Filme.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura