Desporto

Afrobasket 2025: Bango coloca Angola a uma vitória do pleno

Melo Clemente

Jilson Bango voltou a ser determinante neste sábado, na vitória da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol diante do Quénia, por expressivos 88-58, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo E de apuramento ao Afrobasket de 2025.

25/02/2024  Última atualização 08H35
Antigo poste do 1º de Agosto lidera a lista dos melhores marcadores de Angola com 43 pontos © Fotografia por: DR

O poste angolano que actua no basquetebol alemão terminou o desafio com 19 pontos, tendo recuperado oito ressaltos, em 21 minutos e 14 segundos, colocando o cinco nacional a uma vitória do pleno.

Depois do susto que levou na primeira jornada, frente a República da Guiné, em que venceu por 76-70, o combinado nacional entrou determinado para a quadra de jogo, ao contrário do seu opositor que se mostrou apático, fundamentalmente no primeiro período.

Com Gerson Gonçalves "Lukeny" e Childe Dundão a liderarem as acções ofensivas, Angola conseguiu rapidamente um parcial de 9-2, fruto do maior rigor que mostrava nas acções defensivas, aliado a um ataque eficiente, onde era privilegiado a circulação da bola em todas as áreas de jogo.

Jilson Bango que na jornada inaugural havia marcado 24 pontos, para além de ter capturado nove ressaltos, obtendo 17 de valorização, ontem, diante do Quénia, o antigo poste do 1º de Agosto voltou a comandar o jogo interior dos hendecacampeões africanos, anotando 19 pontos, e capturou oito ressaltos, e conseguiu 30 de valorização.

O poste que milita no basquetebol alemão é o melhor marcador do cinco nacional, com 43 pontos anotados, o que representa uma média de 21, 5 por cada desafio.

O resultado final (88-58) espelha o domínio avassalador dos pupilos de Aníbal Moreira. A vencer por 22-12, a entrada do segundo quarto, a Selecção Nacional permitiu que o seu adversário se agigantasse, perdendo no parcial por escasso um ponto de diferença (21-22), situação que desagradou o técnico Aníbal Moreira.

Com algumas mexidas, os hendecacampeões africanos mostraram superioridade nos últimos dois períodos, vencendo no parcial por 20-15 e 24-10, respectivamente.

Childe Dundão, com 18 pontos, foi o segundo melhor marcador da Selecção Nacional. Dundão conseguiu ainda dois ressaltos e sete assistências.

Do lado queniano, Derrick Ogenchi e Eugene Adera, com 12 pontos cada, foram os melhores marcadores da selecção forasteira.

Por seu lado, a Tunísia vergou a Guiné, após prolongamento, por 85-78. As selecções estavam empatas a 73 pontos.

Nigéria volta a perder

Contra todas as expectativas, Nigéria, campeã africana de 2015, voltou a consentir o segundo desaire no Grupo B, com sede em Hammamet, ao perder ontem, frente ao Uganda, por 62-72, em partida a contar para a segunda jornada.

Na estreia, os nigerianos perderam diante da "desconhecida" Líbia, por 82-89, selecção que afastou as cotadas Argélia e Marrocos na rota do Afrobasket 2025.

No Grupo D, a Côte d´Ivoire venceu por 97-66 a RCA, ao passo que o Egipto vergou 97-66 o Madagáscar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto