Economia

Associação das Seguradoras aborda adesão aos produtos

A Associação de Seguradoras de Angola (ASAN) realiza, hoje, Luanda, uma conferência de imprensa para lançar uma campanha de sensibilização dos automobilistas e sociedade em geral para a importância do seguro automóvel e a utilização da declaração amigável.

05/03/2024  Última atualização 08H17
© Fotografia por: DR

O evento decorre numa altura em que os indicadores oficiais estimam existirem cerca de dois milhões de automóveis nas estradas e apenas cerca de 366 000 (apenas 18,30 por cento) dos veículos segurados em circulação até Dezembro de 2023 tinham subscrição de seguros.

Na visão da Associação de Seguradoras de Angola (ASAN), que promove o encontro, é imperativo que os automobilistas sejam sensibilizados para a adesão ao seguro e à utilização Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).

Para o efeito, a ASAN está a tomar medidas proactivas para educar e promover a adesão a estas ferramentas.

Para eles, o encontro com a imprensa não é apenas um evento, mas um apelo à acção para estradas mais seguras e medidas eficientes de protecção dos automobilistas.

"Esta iniciativa não se destina apenas a simplificar o processo de sinistros, mas também a promover uma cultura de responsabilidade e cooperação entre os condutores, diminuindo os sinistros, aumentando a adesão ao seguro automóvel, salvando vidas e promovendo a saúde financeira das famílias”; lê-se numa nota.

O sector dos seguros registou um volume de negócios de 34.443 milhões de kwanzas em 2023, com 20 seguradoras a partilharem uma quota de mercado de 9,25 por cento.

Actualmente, a taxa de sinistralidade foi estimada em 60,03 por cento, com 17.549 sinistros abertos e 13.780 encerrados, o que dá uma taxa de encerramento de 78,52 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia