Mundo

Ataques fazem 11 vítimas mortais em Lubumbashi

Onze pessoas morreram, domingo, em Lubumbashi, a segunda maior cidade da República Democrática do Congo (RDC), durante um ataque de milícias separatistas a duas unidades militares, segundo dados oficiais.

16/02/2021  Última atualização 13H52
Onze pessoas morreram, em Lubumbashi © Fotografia por: DR
"O balanço é de 11 mortos, incluindo seis mortos do lado rebelde, quatro elementos das forças de segurança e um civil”, disse, ontem, o presidente da câmara da cidade de Lubumbashi, Ghislain Robert Lubaba Buluma, à   agência de notícias France-Presse (AFP).
"Dois militares locais foram alvo de ataques por milícias independentistas em Bakata-Katanga, campo militar de Kimbembe e no de Kibati”, disse o líder da sociedade civil Jeff Mbiya Kadima.

"Os ataques aconteceram esta manhã em Lubumbashi, e a cidade ainda não está calma”, referiu, no domingo, o mesmo responsável .
Lubumbashi é a capital da região mineira de Katan-ga, de onde é natural o anti-go Presidente Joseph Kabila, que tem vindo a recuar des-de meados de Dezembro, depois do seu sucessor, Felix Tshisekedi, ter posto fim à coligação que governava o país e ter "todas as rédeas do poder”.
Ataques por homens armados liderados por milícias pró-independência ocorrem regularmente em Lubumbashi, tendo sido o último ataque a 26 de Setembro de 2020, no qual dois polícias e um soldado foram mortos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo