Mundo

Autoridades libertam figuras da oposição

Várias figuras da oposição foram, quinta-feira à tarde, libertadas no Senegal, numa altura em que se esperava que o Presidente, Macky Sall, fizesse um gesto de apaziguamento para pôr fim à crise ligada ao adiamento das eleições presidenciais, noticiou, ontem, a AFP.

17/02/2024  Última atualização 07H40
Ousmane Sonko, um dos opositores ainda preso © Fotografia por: DR
Sall tem sido confrontado com os apelos dos principais parceiros internacionais, da oposição e da sociedade civil para que abandone o adiamento para 15 de Dezembro das eleições, inicialmente previstas para 25 de Fevereiro do corrente ano.

Por outro lado, enfrenta os apelos dos senegaleses que, a favor ou contra a alteração do calendário eleitoral, estão preocupados com o risco de caos e de violência, na sequência da morte de três jovens em manifestações na semana passada. Foram lançadas novas convocatórias para manifestações, incluindo uma marcha prevista para sábado organizada por um grupo da sociedade civil.

"A maior parte dos meus clientes em processos por motivos políticos foram libertados", declarou o advogado Cheikh Koureissy Bâ à agência AFP, afirmando que se trata de várias dezenas de detidos.

A lista de vários deles, fornecida à AFP por Moussa Sarr, inclui Aliou Sané, coordenador do movimento de cidadãos "Y'en a marre" (estamos fartos), Djamil Sané, presidente da câmara de uma comuna de Dacar, e vários membros do antigo partido Pastef, do opositor Ousmane Sonko.

"A pressão internacional está a levar o Presidente Macky Sall a ordenar algumas libertações", disse Souleymane Djim, membro do Colectivo dos Familiares dos Presos Políticos, confirmando que estão em curso algumas libertações. Um dos principais candidatos anunciados para as eleições presidenciais de 2024, Ousmane Sonko, bem como o seu segundo-comandante do dissolvido partido Pastef, Bassirou Diomaye Faye, estão detidos desde 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo