Mundo

Cabo Verde deve reforçar a actividade pesqueira

O Chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, apelou, nesta terça-feira, ao reforço da actividade pesqueira, com a união de todos os intervenientes do sector, considerando que só com cooperação se pode implementar melhorias e garantir um “futuro mais promissor” para esta comunidade.

07/02/2024  Última atualização 10H35
Presidente cabo-verdiano intervém no Dia Nacional das Pescas © Fotografia por: DR

Numa mensagem alusiva ao Dia Nacional dos Pescadores, o Presidente José Maria Neves sublinhou que o esforço destes profissionais "tem sido fundamental para a segurança alimentar e nutricional de Cabo Verde, bem como para o seu desenvolvimento durável”, noticia a Lusa.

As declarações do Presidente cabo-verdiano foram feitas dias depois de ter sido tornada pública a suspensão de contractos de trabalho em duas conserveiras instaladas na ilha de São Vicente, primeiro na Frescomar e, depois, na espanhola Atunlo.

José Maria Neves exortou todos os intervenientes no sector das Pescas a "unir esforços” para ultrapassar os obstáculos, entendendo que "só através da cooperação” se pode ter "melhorias significativas” e garantir um "futuro mais promissor para a comunidade pesqueira”.

"Neste sentido, é fundamental trabalharmos juntos para que os pescadores tenham mais e melhores infra- estruturas e equipamentos de pesca, melhores condições de acesso ao financiamento, uma maior valorização do capital sócio-comunitário, mais e melhor serviço de saúde e segurança social, entre outros”, apontou.

O Presidente José Maria Neves, que é Patrono da Aliança da Década do Oceano, reiterou, também, a sua disponibilidade para, juntamente com todos os parceiros nacionais e internacionais, promover a melhoria da literacia oceânica no arquipélago.

"O mar e todos os recursos marinhos precisam de ser protegidos, mas só conhecendo melhor estaremos em condições de proteger”, disse o Presidente da República de Cabo Verde, relativamente ao arquipélago que é formado por 99% de mar e onde o sector de Pescas contribui para mais de 80% das exportações.

"Vamos trabalhar juntos para proteger as nossas águas, garantindo a sustentabilidade das actividades pesqueiras e preservando a rica biodiversidade que o nosso oceano abriga”, referiu o Chefe de Estado cabo-verdiano.

De acordo com os dados definitivos do V Recenseamento Geral das Pescas, apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados em Outubro de 2022, Cabo Verde contava, em finais de 2021, com 1.626 embarcações de pesca, 4.062 pescadores armadores e artesanais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo