Desporto

Campeões intensificam preparação

Melo Clemente

A nove dias do arranque da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, com palco na Tunísia, a Pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol intensifica a preparação, em Luanda, tendo em vista a uma prestação airosa na prova, que passa pela conquista de três vitórias, em igual número de partidas.

15/02/2024  Última atualização 10H50
Grupo às ordens de Clarós volta a trabalhar hoje em sessão bi-diária no Pavilhão do Kilamba © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO | EDUARDO PEDRO

Com os atletas que actuam na 46ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto, Unitel Basket, os hendecacampeões africanos realizam hoje, no Pavilhão Arena do Kilamba, mais duas sessões de treino, uma no período matinal (09h00) e outra no período nocturno.

A dupla técnica composta por Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda continuam a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos, sem colocar de parte os lançamentos a curta e longa distância.

Fisicamente o grupo continua a corresponder, de acordo com Aníbal Moreira.

"Em termos físicos, os atletas continuam a demonstrar que estão em forma. Aliás, não poderia ser diferente, dado que a segunda volta da fase regular da 46ª edição do Unitel Basket terminou recentemente”, disse.

Nesta primeira e única semana de preparação em Luanda, os adjuntos de Josep Clarós "Pep” têm apostado em sessões bi-diárias para dotar os atletas de maior performance, dado às exigências da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025.

A integração do extremo poste do Petro de Luanda, Aboubakar Gakou, que falhou as quatro primeiras sessões de treino do cinco nacional, por limitações físicas, deixou satisfeita a equipa técnica.

Gakou tem sido, a par de Gerson Domingos, uma das peças fundamentais dos hendecacampeões africanos.

Gerson Domingos falha a disputa da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto”, em virtude de ter contraído uma lesão no tornozelo esquerdo.

Para colmatar a ausência do experiente base, o seleccionador nacional chamou João Oliveira, da Casa do Pessoal do Petro do Lobito (CPPL) e Tiago Fernandes do Clube 1º de Agosto. A delegação angolana segue viagem para o palco da competição no sábado, via Dubai, de acordo com Sílvio Lemos, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

"A delegação parte para Tunísia, via Dubai, às 18h00 de sábado, dia 17 do corrente”, assegurou o número dois da Federação.

Os atletas que actuam na diáspora e que foram convocados para a "operação" Afrobasket 2025 juntar-se-ão ao grupo já no local da disputa da primeira janela (Tunísia). Trata-se de Jilson Bango, Eduardo Francisco, Aginaldo Neto, Milton Valente, João Fernandes e Sílvio Sousa.

Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional: Childe Dundão, Aginaldo Neto, Elcane Paca, Gerson Gonçalves "Lukeny", Milton Valente, Valdemar Avelino, Helder Fernandes, Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Sílvio Sousa, Jilson Bango, Teotónio Dó, João Oliveira e Tiago Fernandes.

Treze jogadores representam o país

Angola far-se-á representar durante a disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket 2025, prova a decorrer de 20 a 27 do mês em curso, na Tunísia, com 13 atletas.

A revelação foi feita ontem ao Jornal de Angola por Sílvio Lemos, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

"Infelizmente, não temos muito tempo para preparar esta primeira janela de apuramento ao Afrobasket do próximo ano. Para esta competição vamos levar 13 jogadores”, revelou o antigo base do cinco nacional.

A dupla constituída por Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda vai reduzir o grupo, após a sessão derradeira de treino de sábado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto