Desporto

Candidatos expectantes em dois dias de reflexão

Jorge Neto

Jornalista

Os candidatos à presidência do 1º de Agosto entram, a partir de hoje, expectantes no período de reflexão de dois dias antes do pleito eleitoral que acontece no sábado, das 9horas às 15horas, no pavilhão Paulo Bunze, localizado na Cidade Desportiva.

28/03/2024  Última atualização 11H00
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

O jurista Egas Viegas, pela Lista A, e o general Gouveia de Sá Miranda, pela Lista B, concorrem ao cadeirão máximo da agremiação militar, tendo em vista o ciclo olímpico 2024-2028.

A campanha eleitoral terminou, ontem, às 23h59 e os candidatos estão proibidos de realizar qualquer actividade que possa influenciar as intenções de voto dos eleitores.

Ontem, no período da manhã, o candidato da lista B, Gouveia de Sá Miranda, esteve na Rádio Cinco, onde abordou as linhas de força do seu programa de acção em entrevista durante uma hora. Na última terça-feira, foi a vez do proponente da Lista A, Egas Viegas, com o mesmo propósito.

Sob o lema "Unir, renovar e fortalecer rumo às vitórias”, Gouveia de Sá Miranda pretende tirar o máximo de rendimento da Academia do clube, aproveitar as infra-estruturas e aproveitar o estatuto do antigo internacional angolano, Pedro Mantorras, para fazer acordos de parcerias com o Sport Lisboa e Benfica.

Egas Viegas, o mais novo concorrente a dirigir os destinos do 1º de Agosto, afastou a ideia da intenção de fazer parte de uma lista única, pois acredita na democracia e no direito que tem como sócio de poder disputar o cargo de presidente de direcção do clube central das Forças Armadas Angolanas. Acrescenta, que respeita o opositor e o presidente cessante, Carlos Hendrick, que desistiu da corrida à própria sucessão para o quarto mandato.

A Comissão Eleitoral é formada pelo presidente Pedro Neto, auxiliado pelo secretário Paulo Madeira e o escrutinador N'gouabi Salvador.

Os resultados serão conhecidos após a contagem dos votos e a tomada de posse dos novos corpos sociais acontece no dia 8 de Abril, às 17horas, na sede do clube.

O 1º de Agosto atravessa uma crise financeira, que perdura há três anos, marcada por salários em atraso dos funcionários do clube há mais de dois anos e cinco meses, e das equipas técnicas e de atletas que variam de oito meses a dois meses.

Carlos Hendrick é o oitavo presidente da colectividade, depois de Santana André Pitra”Petroff” (1977-1979), Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy”, 1979-1982), Henriques Teles Carreira "Iko” (1982-1988), Justino Fernandes (1988-1993), Mello Xavier (1993-1999), Pedro Neto (1999-2007) e Raul Hendrick (2007-2011).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto