Cultura

Cantora Sara Saka abre as festividades da francofonia

Armindo Canda

Jornalista

A cantora Sara Saka vai abrir, hoje, às 19h00, no Shopping Fortaleza, em Luanda, as festividades da francofonia, com um concerto para comemorar o mês da língua francesa, anunciou, na terça-feira, em conferência de imprensa a embaixadora da França, em Angola, Sophie Aubert.

14/03/2024  Última atualização 12H20
Artista angolana tem a responsabilidade de proporcionar o concerto de abertura do evento © Fotografia por: Cedida

Além do espectáculo, vai ser inaugurado ainda hoje, uma exposição intitulada "Kubuni: Bandas Desenhadas de África.S”, que reúne obras de mais de 50 autores de banda desenhada. No mesmo dia acontece a abertura do festival de cinema francófono com a exibição de vários filmes no Cinemax do Shopping Fortaleza.

Sophie Aubert disse que as actividades estão a ser organizadas pela Alliance Française, e vão decorrer durante duas semanas. A diplomata explicou que tem na programação concertos, projecção de filmes, exposições, apresentação da gastronomia de cada país membro e seminário de ensino da língua francesa.

"Para este ano a artista que vai abrir a agenda da francofonia é a Sara Saka, uma cantora angolana que vai participar no lançamento da agenda de actividades culturais de mais logo, para celebrarmos o mês da língua francesa”.

A embaixadora referiu que com a celebração da francofonia, no país, um dos grandes objectivos é o intercâmbio cultural e a troca de experiência no sector, e permitir que o povo angolano conheça mais sobre a cultura francesa e os artistas.

Para este ano, adiantou, vão participar cerca de 20 membros de países francófonos, três convidados e quatro observadores. "Queremos com as actividades unir os povos francófono com novas criações e inovações, através das bandas desenhadas”.

A responsável da embaixada explicou que é possível utilizar a língua para aproximar os povos e as culturas, porque os idiomas servem como uma oportunidade para se conectar com outras realidades e pessoas.

Parceiro disponível

O embaixador da Côte d'Ivoire em Angola, Santiéro Jean-Marie Somet, disse que se sente feliz por ser o escolhido a presidente do grupo de embaixadores e chefe das missões diplomáticas francófonas deste ano. "Agradeço por me escolherem como o novo presidente e com os parceiros organizarmos as actividades que vão decorrer durante duas semanas em Angola”.

Para as comemorações, avançou, tem cerca de 15 parceiros disponíveis para apoiar na organização e realização das diversas actividades.  "Temos os nossos tradicionais parceiros que se disponibilizaram em apoiar esta grande festa. Desde já agradeço pela ajuda dos parceiros, no geral, e as autoridades angolanas, em particular, por nos permitir realizar a festa no país”.

O embaixador frisou que sem "cultura não se vive”, por isso é que se pretende conectar as pessoas e conhecer melhor sobre a cultura de cada um, aproveitando o momento para intercâmbio.”

Com a troca de conhecimentos interculturais, ressaltou, pretende-se contribuir para a construção de um mundo de paz, igualdade e justiça social. "Nesta visão é que se inscreve a celebração do mês da francofonia deste ano, em Angola, onde através de um rico e variado programa pretendemos contribuir para a aproximação dos povos”.

Programação

De acordo com a programação das actividades francófonas, depois do lançamento das festividades com um concerto, amanhã, a partir das 9h00 vai acontecer "Manhã de Leitura”, na Aliança Francesa de Luanda, com conto de histórias para as crianças.

No dia 26, será realizado um concerto com um grupo de franceses denominado BKB, que integram as irmãs Melissa, Ophélie e Aicha, numa troca de experiência com os estudantes da Fundação Arte e Cultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura