Desporto

Casa do Pessoal ambiciona interromper ciclo de derrotas

Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Academia centralizam hoje, a partir das 18h00, as atenções da quarta jornada da 42ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, partida a decorrer no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

01/05/2021  Última atualização 15H04
Campeonato Nacional continua a decorrer com alguns jogos equilibrados e outros desnivelados © Fotografia por: Alberto Pedro| Edições Novembro
As lobitangas colocadas na quinta posição da tabela classificativa, com dois pontos, ambicionam somar a segunda vitória, porém antes têm de suar a camisola, pois vão defrontar uma adversária aguerrida.
Embora tenha começado o campeonato com triunfo, nas rondas subsequentes, a formação orientada por Eugénio Nunes averbou duas derrotas. Hoje, Nunes e comandadas querem voltar a sorrir. A folga registada ontem, por imperativo de calendário, serviu para projectar o desafio.

A central Wilma dos Santos tem a dura missão de motivar as companheiras, com destaque para Florência Francisco, Maura Paulo e Márcia Figueiredo. Por sua vez, o conjunto da Academia também almeja o mesmo feito, ou seja, a vitória.
Sob a batuta de José Chuma, a equipa cujo "ADN” é militar ocupa a terceira posição da tabela, com quatro pontos. Paulina Bazuala "Maravilha”, Rossana Mateus, Beatriz de Sousa, Jelsia Monteiro e Chelsea Gabriel destacam - se no grupo.

Apesar de jogar na condição de anfitriã, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito é "teoricamente” inferior em relação às visitantes. A quarta ronda abre às 12h00, com o jogo Petro de Luanda - Progresso Sambizanga. Nas vestes de candidatas ao título, as petrolíferas não buscam outra coisa que não seja o triunfo.
Com seis pontos, resultado de três vitórias, o Petro encontra-se na segunda posição da tabela, enquanto o Progresso é o sétimo, com um. Se para as tricolores, às ordens de Vivaldo Eduardo, importa amealhar pontos, para as pupilas de Armando Ngumbe a meta é equilibrar a partida.

A disparidade entre os plantéis, bem como a qualidade das jogadoras, coloca as petrolíferas numa posição de vantagem, ante as sambilas que há muito deixaram de ser a terceira força do andebol nacional. Marília Quizelete "Inglesa”, Delfina Mugongo "Didi”, Vilma Neganga, Magda Cazanga e Teresa Almeida "Bá”, sem desprimor para as demais, são peças influentes na turma do Eixo Viário, ao passo que no Progresso, Marcela Paiva, Ngalula Kanka, Claudeth José, Amélia Reis e Mariana Pinto destacam-se entre as demais.

Duas horas depois, entram em cena as formações do 1º de Agosto e do Desportivo do Maculusso. As militares, crónicas candidatas ao troféu, são claramente favoritas. O Maculusso, cujo objectivo passa pela melhoria da classificação passada, embora tente, não tem argumentos para travar as campeãs.
As agostinas orientadas por Nelson Catito lideram a tabela, com seis pontos, e o Desportivo do Maculusso, comandado por Kátia Santos, está na quarta posição, com quatro.

Às 16h00, 1º de Maio de Benguela e Electro do Lobito medem forças. O encontro entre "irmãs” pode ser pautado pelo equilíbrio, pois pertencem ao mesmo campeonato. O conjunto das proletárias quer fugir da cauda da tabela, enquanto o Electro ambiciona ascender para outras posições.

Ontem, em masculinos, para a terceira jornada, o Desportivo da Lunda-Sul derrotou o Petro de Luanda, por 21-19, e as Organizações Joyce de Cabinda perderam frente ao 1º de Agosto, por contundentes 24-35. Hoje, o calendário reserva pausa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto