Sociedade

Casos de atropelamento com tendência a aumentar

Engrácia Francisco

Jornalista

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) deu a conhecer, segunda-feira, em Luanda, que o número de casos de atropelamento está a aumentar nos últimos dias, tendo-se efectuado, na semana finda, 65 serviços de transporte de pacientes para unidades sanitárias, maior parte dos quais vítimas de acidentes de viação.

06/02/2024  Última atualização 07H59
Automobilistas e peões continuam a ser aconselhados a redobrar os cuidados na estrada © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Segundo o porta-voz do SPCB, Félix Domingos, nas últimas 72 horas, houve o registo de 41 ocorrências, com realce para 24 casos de incêndio e três presumíveis afogamentos, nas províncias do Bengo, Huambo e Cuanza-Norte.

As ocorrências, ressaltou, causaram 11 mortes e o ferimento de 59 cidadãos. "Tivemos o registo de um acidente de viação, na província do Huambo, com uma vítima mortal encarcerada, e realizámos 65 evacuações, maioritariamente de vítimas da sinistralidade rodoviária”.

O SPCB, acrescentou, tem estado a registar um número crescente de atropelamentos, quedas e colisões de veículos e de motociclos.


Chuvas e trovoadas

Félix Domingos explicou que, na sequência das chuvas, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, um pouco por todo o país, foram registadas duas descargas atmosféricas nas províncias do Cuando Cubango e da Huíla, bem como desabamentos de paredes de residências nas províncias da Lunda-Norte e do Uíge.

O porta-voz do SPCB apelou às famílias no sentido de reforçar os cuidados, principalmente nesta época em que se registam muitas chuvas pelo país.

"Devemos reforçar os mecanismos de segurança, nomeadamente as acções proactivas, limpezas, desassoreamento de valas, para que, em situações de chuva, o escoamento das águas possa ser pontual, de forma a não causar constrangimentos na mobilidade de veículos automóveis ou inundações em residências”, recomendou.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade